Como plantar batata-doce

Batatas-doces
Batatas-doces - imagem original: Natalie Maynor - Licença Creative Commons

Clima

A batata-doce cresce melhor em clima tropical ou subtropical, com temperaturas acima de 20°C, sendo que a temperatura ideal para o cultivo situa-se entre 24°C e 26°C. Em locais com temperaturas baixas a batata-doce pode ser cultivada em estufas, porém as raízes tuberosas obtidas geralmente são menores.

Plantação de batata-doce
As folhas e pontas dos ramos da batata-doce podem ser consumidas cozidas - imagem original: A Repository - Licença Creative Commons

Luminosidade

A batata-doce necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente.

A maioria dos cultivares é adaptada ao fotoperíodo de dias curtos, como é o caso dos dias nos trópicos, e raramente floresce em regiões onde o dia tem mais de 12 horas de luz solar.

Batata-doce cultivada em um vaso.
Batata-doce cultivada em um vaso - imagem original: Brendan Riley - Licença Creative Commons

Solo

Plante a batata-doce em solo bem drenado, sem pedras e outros detritos, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo situa-se entre 5,5 e 6,5, mas a batata-doce é bastante tolerante quanto ao solo, devendo-se evitar apenas solos pedregosos, solos sujeitos a encharcamento e solos compactados.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Batata-doce brotando
Batata-doce brotando - imagem original: Rachel Zack - Licença Creative Commons

Plantio

A batata-doce pode ser cultivada a partir de ramas destacadas de plantas adultas, a partir das próprias batatas-doces brotadas ou a partir de suas sementes.

O método mais utilizado por quem já tem plantas de batata-doce na horta e vive em regiões tropicais ou subtropicais, é o plantio de ramas retiradas de suas plantas adultas mais vigorosas, com oito a dez entrenós (cada entrenó tem uma folha, portanto cada rama deve ter de 8 a 10 folhas já bem desenvolvidas). Cerca de metade da rama deve ser encoberta com terra, ficando a outra metade exposta. As ramas enraízam facilmente em solo úmido.

O plantio feito utilizando as batatas-doces é feito geralmente em regiões de inverno frio, onde as plantas não sobrevivem ao inverno, e por pessoas que estão iniciando suas plantações e não têm como obter ramas para o plantio. Normalmente são utilizadas batatas-doces pequenas para o plantio, que são enterradas a cerca de 5 cm de profundidade. Opcionalmente, as batatas-doces podem ser deixadas em um recipiente parcialmente cobertas com água para brotarem antes do plantio.

O plantio por sementes é menos comum, mas também dá bons resultados. Plante as sementes em pequenos vasos, saquinhos de plástico próprios para mudas ou copos feitos de papel jornal com 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro, e transplante quando as mudas atingem de 10 a 15 cm de altura.

Batatas-doces podem ser cultivadas em vasos, sacos e outros contêineres, desde que estes tenham pelo menos 35 cm de diâmetro e de profundidade.

Batata-doce de folhas roxas
Cultivar de batata-doce de folhas roxas. A batata-doce também é cultivada como planta ornamental em jardins - imagem original: daryl_mitchell - Licença Creative Commons

Tratos culturais

A batata-doce é uma planta resistente e de crescimento vigoroso, e não exige tratos culturais específicos.

Batatas-doces de várias cores
Amostra da diversidade de cores das batatas-doces - imagem original: Pdemchick - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita pode ocorrer de 100 dias a mais de 180 dias após o plantio, dependendo do cultivar utilizado, da forma de plantio e das condições de cultivo. Em regiões de clima tropical ou subtropical as raízes tuberosas podem permanecer na terra até o momento em que se tornam necessárias, já que a planta é perene. Em clima mais frio, a colheita precisa ocorrer antes da chegada das baixas temperaturas de inverno.