Como plantar repolho

Repolhos
Repolhos - imagem original: Bill Benzon - Licença Creative Commons

Os repolhos são plantas da espécie Brassica oleracea que produzem uma cabeça compacta de folhas durante seu ciclo de vida. Outras plantas da mesma espécie são a couve, a couve-rábano, a couve-flor e o brócolis.

Há cultivares de repolho com cabeças que variam em tamanho, forma e cor, sendo que existem dois grupos principais de cultivares, os que têm folhas lisas (Brassica oleracea Grupo capitata) e os que têm folhas crespas (Brassica oleracea Grupo sabauba), conhecidos como repolhos-crespos, repolhos-savoy ou couves-lombardas.

O repolho pode ser consumido cru ou cozido, e é muito comum seu uso em conservas. Contudo, o cozimento exagerado do repolho produz um sabor e um cheiro desagradáveis, resultado da produção de sulfeto de hidrogênio durante o cozimento. Dentro de certos limites, quanto mais tempo o repolho for cozido, mais forte será seu sabor e mais desagradável seu odor (poucos minutos de cozimento podem fazer uma grande diferença). O tempo ideal de cozimento para o repolho cortado em tiras finas é de aproximadamente 4 minutos, podendo variar de cultivar para cultivar.

Repolho
Escolha um cultivar de repolho adaptado a sua região e a estação do ano - imagem original: Mark F. Levisay - Licença Creative Commons

Clima

O repolho é uma hortaliça de clima frio, sendo que algumas variedades cultivadas podem sobreviver mesmo quando a temperatura chega a -10°C por curtos períodos de tempo. Algumas variedades cultivadas de repolho estão adaptadas a climas mais quentes e toleram temperaturas mais altas. É importante escolher uma variedade cultivada de repolho de acordo com o clima local e a época do ano em que ocorrerá o plantio. Há cultivares de inverno e cultivares de verão.

Longos períodos com temperaturas muito altas ou muito baixas podem induzir plantas bem desenvolvidas a florescer precocemente.

Luminosidade

Necessita de alta luminosidade, devendo ser cultivado com luz solar direta.

Plantação de repolho
O repolho precisa ser mantido bem irrigado - imagem original: J E Theriot - Licença Creative Commons

Solo

O solo deve reter bem a umidade, mas deve ser bem drenado, e deve ser fértil e rico em matéria orgânica. O pH do solo pode ficar entre 6 e 7,5.

Muda de repolho roxo
Muda de repolho-roxo - imagem original: Justin Leonard - Licença Creative Commons

Irrigação

É exigente quanto a disponibilidade de água e deve ser irrigado com frequência, de forma que o solo fique sempre úmido, mas sem ficar encharcado.

Mudas de repolho
Mudas de repolho recém-germinadas - imagem original: Glenn - Licença Creative Commons

Plantio

O plantio é feito através de sementes, que podem ser semeadas diretamente no local definitivo ou podem ser semeadas em sementeiras, com as mudas de repolho sendo transplantadas quando atingem aproximadamente 10 a 15 cm de altura. A profundidade da semeadura pode ser de 1 a 2 cm e a germinação normalmente ocorre em menos de uma semana.

O espaçamento recomendado entre as plantas pode variar de 30 a 60 cm, dependendo da variedade cultivada e do tamanho da cabeça que se deseja colher. Dentro de certos limites, quanto maior o espaçamento, maiores poderão ser as cabeças formadas.

Repolho roxo
Repolho-roxo - imagem original: Alan Levine - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Elimine as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Colheita

A colheita do repolho ocorre de dois a quatro meses após o plantio, dependendo da variedade cultivada e das condições de cultivo. Colha quando as cabeças estão bem formadas, firmes e compactas.

Algumas variedades cultivadas podem rebrotar e produzir uma segunda colheita de pequenas cabeças se as plantas forem deixadas no solo com um caule de pelo menos 10 cm de altura.

Repolho crespo
Repolho-crespo ou repolho-savoy - imagem original: Bill Benzon - Licença Creative Commons