Pepinos
Pepinos no pepineiro - imagem original: Rob and Stephanie Levy - Licença Creative Commons

Cucumis sativus

O pepino é uma planta trepadeira, cujos ramos podem crescer de 1 a 3 m de comprimento. Seus frutos são normalmente consumidos ainda imaturos, crus ou em conservas.

Pepineiro
O pepineiro pode atingir 3 metros de altura - imagem original: Lee Ruk - Licença Creative Commons

Clima

O pepineiro prefere clima quente, crescendo bem em locais com temperaturas entre 18°C e 30°C. Em regiões sujeitas a geadas e a baixas temperaturas, o pepino pode ser cultivado dentro de estufas. A planta não deve ser cultivada em local exposto ao vento.

Luminosidade

O pepino cresce melhor em condições de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

Pepineiro jovem
Pepineiro em desenvolvimento - imagem original: Wendy Harman - Licença Creative Commons

Solo

Plante em solo rico em matéria orgânica, fértil e bem drenado. Esta planta não precisa de um solo rico em nitrogênio. O pH ideal do solo é de 5,5 a 6,8.

Irrigação

O pepineiro deve ser irrigado com a frequência necessária para que suas raízes nunca fiquem secas, porém sem que o solo fique encharcado.

Brotos de pepino
Brotos de pepino - imagem original: Sakura - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes de pepino não germinam bem em temperaturas abaixo de 20°C. Semeie de preferência diretamente na horta, pois as mudas não suportam bem o transplante. Entretanto, se desejar ou for conveniente (como por exemplo, se sua região tem invernos frios e você deseja plantar no início da primavera, quando ainda existe risco de baixas temperaturas), as sementes podem ser semeadas em vasos, saquinhos de plástico para mudas ou copos feitos de papel jornal, mantidos em locais aquecidos, e posteriormente transplantadas com cuidado para o local definitivo. As sementes podem ser semeadas a 2 ou 3 cm de profundidade, e a germinação leva de 5 a 15 dias.

O espaçamento indicado para o pepino pode variar muito com a cultivar e o método de cultivo. No cultivo tutorado, o espaçamento geralmente pode ser de 60 cm a 1 m entre as linhas de cultivo e 45 a 50 cm entre as plantas. Para cultivo com as plantas crescendo rasteiras, o espaçamento pode ser de 2 m entre as linhas e de 75 cm a 1 m entre as plantas. Para a produção de pepino destinado a conservas, o espaçamento pode ser de 1 m a 1,2 m entre as linhas de cultivo e de 20 cm entre as plantas.

É possível cultivar pepino em vasos que tenham pelo menos 30 cm de diâmetro e profundidade, mas a maioria das cultivares não cresce e produz bem nestas condições.

Muda de pepino
Muda de pepino - imagem original: poppet with a camera - Licença Creative Commons

Tratos culturais

O pepino pode ser cultivado como uma planta rasteira ou pode ser tutorado, crescendo então em uma cerca, uma treliça, um caramanchão, etc. Existem algumas poucas cultivares que formam moitas e não se espalham pelo terreno.

As pontas das ramas principais podem ser cortadas para promover uma maior ramificação das plantas. Para plantas tutoradas, isso só deve ser feito quando as ramas atingem a altura total do suporte.

A maioria das cultivares necessita da presença de abelhas para a polinização e consequente formação dos frutos. Algumas poucas cultivares são partenocárpicas, ou seja, apresentam a formação do fruto sem que tenha ocorrido a polinização. Estas cultivares geralmente produzem apenas flores femininas, mas ocasionalmente podem produzir algumas flores masculinas, que podem ser retiradas. Nestas cultivares a polinização deve ser evitada, pois os frutos perdem qualidade se produzirem sementes. Para isso, ou impeça as abelhas de chegar às flores, por exemplo, fazendo o cultivo dentro de uma estufa fechada, ou não plante nas proximidades outras cultivares de pepino.

Flor feminina do pepino
Flor feminina do pepino. Note o ovário da flor, que se desenvolverá formando o fruto. Flores masculinas não têm esta forma - imagem original: Nic - Licença Creative Commons

Colheita

Geralmente a colheita dos pepinos inicia-se em 30 a 70 dias depois do plantio, dependendo da cultivar, da finalidade (pepinos para conserva são colhidos mais cedo) e das condições de cultivo. A colheita dos frutos da maioria das cultivares deve ser feita quando estes estão bem desenvolvidos, mas antes que comecem a amadurecer. O pepino destinado a conservas é colhido ainda jovem, quando tem de 3 cm a 9 cm de comprimento. O pepineiro é uma planta anual.

Pepino-limãos
Há numerosos cultivares de pepino. Este pepino redondo é conhecido como pepino limão. - imagem original: F_A - Licença Creative Commons