Como plantar chuchu

Chuchus
Chuchus - imagem original: Wendy Cutler - Licença Creative Commons

O chuchu (Sechium edule), também conhecido como machucho, caiota ou pimpinela, apresenta uma certa variedade de tamanhos, formas e cores. Os cultivares mais comuns têm a forma de uma pera, com 10 a 20 cm de comprimento e cor verde clara.

Chuchuzeiro com chuchus
O chuchuzeiro é uma planta trepadeira cujas ramas podem chegar a atingir 15 m de comprimento - imagem original: Bùi Thụy Đào Nguyên - Licença Creative Commons

Clima

O chuchu cresce melhor em clima quente e úmido, sendo que a temperatura ideal para o cultivo é de 18°C a 27°C. A temperatura mínima para o plantio deve ser de 13°C, pois o chuchuzeiro não suporta baixas temperaturas.

Luminosidade

O chuchu pode ser cultivado em locais ensolarados, ou em sombra parcial quando jovem, desde que haja uma boa luminosidade.

Chuchu
Cultivar de chuchu - imagem original: Wendy Cutler - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,8.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. O chuchuzeiro é muito sensível tanto ao excesso quanto a falta de água.

Muda de chuchu
Muda de chuchu - imagem original: Rebecca f - Licença Creative Commons

Plantio

O plantio é feito com o fruto inteiro, que brota com facilidade se deixado por duas semanas em local escuro. O plantio é feito quando o broto atingir 10 a 15 cm de altura. Basta deixar o broto sobre a terra ou enterrá-lo parcialmente (enterrar totalmente o fruto aumenta a probabilidade do broto apodrecer).

O espaçamento recomendado entre as plantas é de 5 m a 7 m, mas existem horticultores que utilizam um espaçamento de apenas 3 m ou 4 m.

Tratos culturais

O chuchuzeiro é uma trepadeira herbácea que pode cobrir árvores e grandes muros, com ramas que podem chegar a 15 m de comprimento. Assim é necessário que existam suportes para a planta. Normalmente são utilizados caramanchões ou cercas, mas o chuchuzeiro também pode crescer em muros e paredes em hortas domésticas, desde que estes tenham algo onde as gavinhas do chuchuzeiro possam se prender.

A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é necessária para a polinização das flores e a formação dos frutos.

Chuchu verde-escuro.
Chuchu verde-escuro - imagem original: Michael Ocampo - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita do chuchu pode começar de 90 a 120 dias depois do plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. Normalmente o ideal é colher o fruto duas semanas após a abertura de sua flor, mas pode ser difícil e trabalhoso monitorar todas as flores. Assim, colha os frutos quando estão bem desenvolvidos e ainda tenros. Quando passa do ponto ideal de colheita o fruto começa a abrir na extremidade.

O chuchuzeiro é uma planta perene e pode produzir por sete a dez anos, embora geralmente seja cultivado anualmente ou por 2 ou 3 anos, para manter uma alta produção. Em regiões onde não há inverno frio e não falta água para a planta, o chuchuzeiro pode produzir frutos durante todo o ano.

Os frutos, as sementes, as folhas, as pontas dos ramos e até as raízes são comestíveis.