Como plantar cebola

Clima

Embora a temperatura ideal para o cultivo de cebola esteja no intervalo de 13°C a 25°C, a cebola é uma planta bastante resistente. Há muitos cultivares disponíveis, e a cebola é cultivada em uma ampla gama de regiões e climas.

Plantação de cebola
É importante escolher cultivares de cebola adaptados ao fotoperíodo da região - imagem original: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - Licença Creative Commons

Luminosidade

Um fator fundamental no cultivo de cebola é escolher cultivares adaptados ao fotoperíodo de sua região, ou seja, ao comprimento do dia ou o tempo de horas de luz por dia. Basicamente existem cultivares de dia curto e cultivares de dia longo. Os cultivares de dia curto precisam de 10 a 12 horas de luz por dia e os cultivares de dia longo precisam de mais de 12 horas de luz por dia.

Planta da cebola
O solo ideal para o cultivo de cebola deve ser ligeiramente ácido. A cebola não cresce bem em solos muito ácidos - imagem original: Jim Linwood - Licença Creative Commons

Solo

O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A cebola não é exigente quanto à disponibilidade de nitrogênio. O pH do solo deve ser corrigido se necessário para algo entre 5,5 e 6,8.

Irrigação

A cebola deve ser irrigada com frequência para que o solo seja mantido úmido durante a fase de crescimento da planta. Diminua a frequência das irrigações quando os bulbos estiverem crescendo. Perto da época da colheita pare completamente a irrigação.

Mudas de cebola
Mudas de cebola - imagem original: Glenn - Licença Creative Commons

Plantio

O plantio pode ser feito com sementes ou com pequenos bulbos produzidos especialmente para o plantio. O plantio das sementes geralmente é feito em sementeiras e o transplante das mudas para o local definitivo ocorre entre 40 e 60 dias após a semeadura. Os bulbos são plantados diretamente no local definitivo da horta.

Tratos culturais

A presença de plantas invasoras prejudica muito as mudas de cebola, assim estas devem ser eliminadas regularmente até o completo crescimento da planta, tomando o cuidado de não causar danos para as mudas.

Cebolas quase prontas para a colheita
Em alguns cultivares as folhas tombam quando se aproxima a época da colheita - imagem original: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - Licença Creative Commons

Colheita

O tempo necessário para fazer a colheita da cebola varia muito, podendo ocorrer de 85 dias a quase 300 dias após a semeadura, e depende do cultivar utilizado, da região onde o plantio é realizado e da estação do ano em que cebola é cultivada.

Para consumo imediato, arranque os bulbos quando necessário. Para armazenar os bulbos por até alguns meses (geralmente de 3 a 6 meses, dependendo do cultivar e das condições de cura e armazenagem), espere até que as folhas mais velhas fiquem secas e os bulbos adquiram a cor característica do cultivar utilizado. Arranque a planta inteira, sem que as folhas se soltem do bulbo. A cura é o processo em que a cebola perde o excesso de água. Consiste em deixar as cebolas secando ao sol por 3 a 10 dias, sendo menos dias em regiões quentes e de alta insolação e 10 dias em regiões de alta latitude e menor insolação. Após este período, quando as folhas e a camada externa dos bulbos estiverem completamente secas, as cebolas podem ser armazenadas em locais frescos e secos, em tranças feitas com as próprias folhas, amarradas em varais de madeira ou bambu, ou em caixotes, cortando as folhas e deixando apenas os bulbos. É importante para a conservação das cebolas manter os bulbos secos e com boa ventilação.

Cebolas amarradas em varais
Cebolas amarradas em varais - imagem original: Fred Lang - Licença Creative Commons