Como plantar melancia

Melancia
Melancia - imagem original: I for Detail. - Licença Creative Commons

Clima

Planta originária da África, a melancia cresce bem em clima quente, com temperaturas entre 25°C e 34°C. Também pode ser cultivada em estufas em regiões de clima frio.

As melancias são mais saborosas quando cultivadas em condições de baixa umidade relativa do ar.

Melancia na planta
A melancia precisa de altas temperaturas durante o ciclo de cultivo - imagem original: Andy Melton - Licença Creative Commons

Luminosidade

A melancia pode ser cultivada sob o sol direto ou em sombra parcial, com alta luminosidade.

Solo

A planta precisa de solo bem drenado, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio. Os solos arenosos são os mais adequados.

Irrigação

A melancia deve ser irrigada com frequência durante o crescimento da planta, mas sem que ocorra o encharcamento do solo. Durante a formação e crescimento dos frutos, diminua a frequência da irrigação.

Pé de melancia
A melancia é uma planta de crescimento rasteiro, semelhante a abóbora - imagem original: Daniel Morrison - Licença Creative Commons

Plantio

O plantio das sementes é feito diretamente na horta se as condições climáticas são adequadas. Caso contrário, as sementes podem ser plantadas em viveiros, sementeiras ou vasos em locais abrigados. As mudas são posteriormente transplantadas quando atingem 10-15 cm de altura.

Flores de melancia
Flor masculina (acima) e flor feminina (abaixo) da melancia. Note o ovário da flor feminina, que após a polinização crescerá formando o fruto - imagem original: Pollinator - Licença Creative Commons

Tratos culturais

A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é essencial para que ocorra a polinização das flores e a formação dos frutos. Se sua plantação de melancias for pequena e você notar que não há abelhas e não há formação de frutos, realize a polinização das flores manualmente com a ajuda de um pequeno pincel de cerdas suaves.

Outro cuidado que pode ser tomado se a plantação é pequena, é colocar uma cama de palha, uma madeira ou outro material sob cada fruto, para que estes não fiquem em contado direto com o solo, diminuindo o ataque de pestes e doenças. Virar com cuidado o fruto em um intervalo de alguns dias pode fazer com que a melancia fique com uma aparência externa uniforme.

Melancia de polpa amarela
Melancia de polpa amarela - imagem original: Hans B. - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das melancias começa entre 80 e 110 dias depois da semeadura, dependendo do cultivar plantado e das condições ambientais. Frutas maduras produzem um som oco quando batidas com os nós dos dedos. Também, a parte do fruto que fica para baixo, passa de esbranquiçada para amarelada quando a melancia está madura.

Melancia cortada
A maioria dos cultivares de melancia tem a polpa vermelha - imagem original: Simon Gianoutsos - Licença Creative Commons