Como plantar melancia

Melancia
Melancia - imagem original: I for Detail. - Licença Creative Commons

A melancia (Citrullus lanatus var. lanatus) é uma planta herbácea com ramos que podem atingir alguns metros de comprimento. Devido ao peso dos frutos, é geralmente cultivada prostrada sobre o solo, mas também pode crescer como uma trepadeira sobre suportes.

Os frutos são arredondados ou oblongos, têm uma casca grossa e uma polpa muito suculenta, que geralmente é de coloração vermelha ou vermelha-rosada, mas que pode ser também amarela, laranja ou branca. A casca também pode ser consumida, mas crua é menos palatável, sendo assim mais consumida cozida ou refogada, podendo também ser usada em conservas.

Provavelmente originária do deserto do Kalahari, no sul da África, a melancia é cultivada há milhares de anos, e atualmente existe um grande número de cultivares desta planta.

Clima

Esta planta cresce melhor em clima quente, com temperaturas entre 20°C e 34°C. Também pode ser cultivada em estufas em regiões de clima mais frio.

As melancias geralmente são mais saborosas quando cultivadas em uma condição de baixa umidade relativa do ar.

Melancia na planta
A melancia precisa de altas temperaturas durante o ciclo de cultivo - imagem original: Andy Melton - Licença Creative Commons

Luminosidade

Necessita de luz solar direta.

Solo

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil, com boa disponibilidade de nitrogênio, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 6,8. Os solos arenosos são os mais adequados.

Irrigação

O solo deve ser mantido úmido durante a fase de crescimento da planta. Durante o crescimento e a maturação dos frutos, uma diminuição na frequência da irrigação pode favorecer a produção de frutos mais doces e saborosos.

Pé de melancia
A melancia é uma planta de crescimento rasteiro, semelhante a abóbora - imagem original: Daniel Morrison - Licença Creative Commons

Plantio

A semeadura das sementes é feita diretamente no local definitivo se as condições climáticas forem adequadas. Caso contrário, as sementes podem ser semeadas em vasos com 10 cm de diâmetro ou em sacos para mudas, que são mantidos em locais aquecidos. As mudas devem ser transplantadas cuidadosamente quando atingem de 10 a 15 cm de altura. No local definitivo são abertas covas de 30 ou 40 cm de diâmetro e profundidade, com o solo retirado, adubado e recolocado. As sementes são semeadas a uma profundidade de 2 a 5 cm, colocando até seis sementes por cova, posteriormente eliminando as mudas mais fracas de forma a deixar apenas duas ou três plantas por cova. A germinação das sementes normalmente leva entre 4 e 14 dias. O espaçamento pode variar de 2 a 3 m entre as covas.

Flores de melancia
Flor masculina (acima) e flor feminina (abaixo) da melancia. Note o ovário da flor feminina, que após a polinização crescerá formando o fruto - imagem original: Pollinator - Licença Creative Commons

Tratos culturais

A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é essencial para que ocorra a polinização das flores e a formação dos frutos. Se a plantação de melancias for pequena e for observado que não há abelhas e não há formação de frutos, realize a polinização das flores manualmente com a ajuda de um pequeno pincel de cerdas suaves. Há flores masculinas e flores femininas na mesma planta, sendo que as flores masculinas começam a surgir primeiro que as femininas. Em grandes plantações, pode ser necessária a introdução de colmeias durante a floração.

Outro cuidado que pode ser tomado se a plantação for pequena, é colocar uma cama de palha, uma madeira ou outro material sob cada fruto, para que estes não fiquem em contado direto com o solo, diminuindo a probabilidade de ataque de pestes e doenças. Virar com cuidado o fruto em um intervalo de alguns dias pode fazer com que a melancia fique com uma aparência externa uniforme.

Elimine os frutos malformados.

Melancia de polpa amarela
Melancia de polpa amarela - imagem original: Hans B. - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das melancias começa geralmente entre 80 e 110 dias após o plantio, dependendo do cultivar plantado e das condições ambientais. Frutas maduras geralmente produzem um som oco quando batidas com os nós dos dedos. Também, se o fruto não for virado com regularidade para manter uma aparência uniforme, a parte do fruto que fica para baixo passa de esbranquiçada para amarelada quando a melancia está madura.

Melancia cortada
A maioria dos cultivares de melancia tem a polpa vermelha - imagem original: Simon Gianoutsos - Licença Creative Commons