Como plantar cenoura

Cenouras
Cenouras - imagem original: woodleywonderworks - Licença Creative Commons

A cenoura (Daucus carota sativus) é uma das hortaliças mais populares do mundo. Os cultivares mais comuns têm raízes primárias de cor laranja, mas há também cenouras roxas, amarelas, vermelhas e brancas. Quanto à forma, as cenouras podem ser cilíndricas, cônicas ou arredondadas. Além das raízes primárias, que são consumidas cruas ou são utilizadas em muitos tipos de receitas culinárias, as folhas também podem ser consumidas, embora seu consumo seja menos comum, pois têm um forte sabor.

Provavelmente originária do Irã e do Afeganistão, a cenoura foi primeiramente cultivada por suas folhas aromáticas e suas sementes, posteriormente surgindo os cultivares com raízes mais grossas e menos fibrosas. As cenouras cultivadas mais de mil anos atrás eram roxas, as cenouras de cor laranja surgiram apenas na Holanda durante o século XVII e são as mais conhecidas e as mais cultivadas atualmente.

A raiz da cenoura selvagem (Daucus carota) também pode ser consumida, mas a raiz é fina e apenas as raízes das plantas mais jovens são palatáveis, pois logo se tornam lenhosas.

Clima

A cenoura cresce melhor com temperaturas entre 16°C e 22°C, embora existam cultivares adaptados a temperaturas um pouco mais altas. A temperatura mínima para o plantio deve ser de 8°C, contudo plantas bem desenvolvidas podem suportar baixas temperaturas, pois as raízes sobrevivem mesmo quando a folhagem morre, e assim as plantas rebrotam quando a temperatura volta a aumentar na primavera. Por outro lado, temperaturas acima de 30°C podem prejudicar o crescimento das plantas e o sabor das raízes.

Luminosidade

A cenoura cresce melhor em condições de alta luminosidade, com sol direto, mas tolera crescer na sombra desde que a luminosidade seja boa.

Plantas jovens de cenoura
Para o cultivo da cenoura é necessário um solo sem pedras e outros detritos - imagem original: Kim Piper Werker - Licença Creative Commons

Solo

A cenoura precisa ser cultivada em um solo sem pedras e outros detritos ou as raízes poderão crescer tortas e ramificadas. O ideal é que o solo seja profundo, leve, rico em matéria orgânica, fértil, bem drenado e com pH entre 6,0 e 7,5. O solo não precisa ser particularmente rico em nitrogênio. Solos argilosos pesados também podem produzir colheitas razoáveis, desde que não estejam compactados e não fiquem encharcados durante o período de cultivo.

Irrigação

Irrigue quando necessário para manter o solo levemente úmido. Esta planta necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve permanecer encharcado, pois o excesso de água pode favorecer o apodrecimento das raízes ou o surgimento de doenças.

Mudas de cenoura
Mudas de cenoura - imagem original: Sakura - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes devem ser semeadas diretamente na horta, pois a cenoura geralmente não suporta bem o transplante. A profundidade de plantio pode ser de 0,5 cm a 1 cm. A germinação geralmente ocorre entre uma e três semanas.

O espaçamento recomendado varia conforme o cultivar e as condições de cultivo, porém a maioria dos cultivares com raízes cilíndricas ou cônicas podem ser cultivados com um espaçamento de 15 a 30 cm entre as linhas de plantio e 5 a 10 cm entre as plantas. Para os cultivares com raízes arredondadas o espaçamento entre as linhas de plantio pode ser de , com 5 cm entre as plantas.

Muitos cultivares de cenoura podem ser cultivados em vasos e jardineiras. Os cultivares com raízes arredondadas são os mais adequados, mas cultivares com outros formatos também podem ser cultivados em vasos e jardineiras, desde que estes tenham uma altura superior ao tamanho médio da raiz do cultivar que será plantado. O solo no recipiente deve ter uma profundidade pelo menos 5 cm maior que o tamanho médio da cenoura que será colhida.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Cenouras de várias cores
Há cultivares de cenoura com diversas cores - imagem original: Stephen Ausmus - U.S. Department of Agriculture - Licença Creative Commons

Colheita

O início da colheita depende da variedade cultivada de cenoura, e pode ocorrer entre 60 e 120 dias. Não atrase muito a colheita, pois as raízes vão se tornando fibrosas e ficam com um sabor menos agradável. Para conseguir cenouras frescas continuamente, plante cenouras a cada duas ou três semanas.

As folhas mais jovens têm melhor sabor. As folhas podem ser colhidas quando necessário em plantas já bem desenvolvidas, mas a colheita excessiva de folhas antes da colheita da raiz pode prejudicar o crescimento desta.

A cenoura é cultivada como anual, mas é uma planta bianual.

Cenouras redondas de Nice
A cenoura redonda de Nice é uma boa opção para cultivar em jardineiras e vasos - imagem original: Kristen Taylor - Licença Creative Commons