Como plantar mostarda

Sementes de mostarda-branca e mostarda-preta
Sementes de Mostarda - imagem original: Jessica Spengler - Licença Creative Commons

Algumas plantas recebem o nome popular mostarda, produzindo sementes que são utilizadas para fazer condimentos do mesmo nome. Todas também podem ser consumidas como verdura, pelo menos quando jovens, mas a mostarda-oriental é a mais utilizada para este fim. As três espécies mais cultivadas de mostarda são:

Mostarda-oriental
Cultivar de mostarda-oriental, mostarda-marrom ou mostarda-castanha (Brassica juncea) - imagem original: kafka4prez - Licença Creative Commons

Brassica juncea - chamada de mostarda-oriental, mostarda-marrom, mostarda-castanha, mostarda-da-índia ou mostarda-da-china. Há um grande número de subespécies e cultivares desta mostarda, incluindo cultivares de folhas verdes, avermelhadas ou roxas, folhas lisas e crespas, plantas com o caule bastante desenvolvido e plantas que produzem grandes raízes comestíveis. É a mostarda mais utilizada e apreciada como verdura, sendo usadas como alimento suas folhas, flores, sementes, caules e raízes, dependendo da subespécie. Suas sementes são usadas para fazer o condimento mostarda, mas são principalmente utilizadas para a obtenção de óleo de mostarda ou na preparação de pratos culinários.

Mostarda-preta
Mostarda-preta (Brassica nigra) - imagem original: Pancrat - Licença Creative Commons

Brassica nigra - chamada de mostarda-preta, suas sementes são muito apreciadas em pratos da culinária e são usadas na fabricação do condimento mostarda. Suas sementes são as mais ricas em lipídios e assim também são utilizadas para a obtenção de óleo de mostarda. Suas folhas e brotos podem ser consumidos cozidos, mas seu uso como verdura é raro. A planta pode ultrapassar os 2 m de altura.

Mostarda-branca
Mostarda-branca (Sinapis alba) - imagem original: Herbolario Allium - Licença Creative Commons

Sinapis alba, por vezes denominada Brassica alba ou Brassica hirta - chamada de mostarda-branca ou mostarda-amarela, é a mostarda cujas sementes são mais usadas na fabricação do condimento mostarda. Suas sementes são amareladas, beges ou castanho-claras. Suas folhas podem ser consumidas cozidas se colhidas antes da floração, mas seu uso como verdura também não é muito comum. A planta atinge até 1,6 m de altura.

Clima

A mostarda pode crescer em uma ampla faixa de temperaturas, embora o ideal seja um clima ameno. As plantas podem suportar geadas leves.

A mostarda pode tolerar clima quente, mas a produção e a qualidade das sementes pode ser prejudicada se a temperatura for muita alta durante a floração e o crescimento das vagens. O ideal é que a temperatura não ultrapasse os 27°C. A mostarda-oriental, cultivada como verdura, geralmente não suporta bem altas temperaturas.

Luminosidade

A mostarda cresce melhor com luz solar direta, mas também pode ser cultivada em sombra parcial, especialmente se for cultivada durante o verão ou em regiões mais quentes.

Cultivar de mostarda-oriental roxa
Cultivar roxo de mostarda-oriental - imagem original: Kenny Point - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. As mostardas são tolerantes quando ao pH do solo, mas crescem melhor com pH acima de 6.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Brotos de mostarda-oriental
Mudas de mostarda-oriental - imagem original: titanium22 - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes são geralmente plantadas diretamente no local definitivo, embora também possam ser plantadas em sementeiras e módulos, e transplantadas posteriormente quando as mudas estiverem bem desenvolvidas e puderem ser facilmente manuseadas.

O espaçamento entre as plantas varia muito com a espécie e o cultivar sendo plantados. Para a mostarda-branca e a mostarda-preta, muitas vezes o espaçamento entre as plantas é negligenciado, estabelecendo-se apenas uma distância de 30 a 40 cm entre as linhas de plantio. Para a mostarda-oriental, um espaçamento de 15 a 35 cm é geralmente usado, dependendo da subespécie e cultivar.

A mostarda-oriental pode ser cultivada facilmente em jardineiras e vasos de tamanho grande.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

A presença de abelhas é essencial para a polinização das flores e a produção de sementes.

Vagens de mostarda
Vagens de mostarda - imagem original: USDA NRCS South Dakota - Pierre Jason Miller - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas da mostarda-oriental pode geralmente ser iniciada a partir de 40 a 70 dias do plantio, variando com o cultivar sendo plantado e as condições de cultivo.

A floração e a produção de sementes acontece de 2 a 5 meses após o plantio. As vagens da mostarda-oriental podem ser colhidas quando estão completamente secas. Já as vagens da mostarda-preta e da mostarda-branca devem colhidas antes de secarem, pois são deiscentes, isto é, as vagens se abrem e liberam as sementes quando estas estão maduras.