Como plantar brócolis

Brócolis
Brócolis - imagem original: Linda N. - Licença Creative Commons

O brócolis ou o brócolos (Brassica oleracea Grupo Italica ou Brassica oleracea variedade italica) é uma planta da mesma espécie da couve e do repolho, mas que foi selecionada para o consumo de seus botões florais. Estes são colhidos quando as flores estão ainda fechadas, e são consumidos geralmente cozidos, embora também possam ser consumidos crus.

Há basicamente dois tipos de brócolis ou brócolos para o cultivo, os brócolis-de-cabeça e os brócolis-de-ramas. Os brócolis ramosos produzem várias inflorescências e são o tipo mais comum cultivado no Brasil, comercializados simplesmente como brócolis. Os brócolis-de-cabeça, como o nome sugere, produzem uma grande cabeça no centro da planta e são comercializados no Brasil com os nomes de brócolis-ninja, brócolis-japonês ou brócolis-americano. Apesar dos nomes utilizados no comércio, os brócolis são plantas de origem europeia, da região do mediterrâneo.

Brócolis-de-rama roxo
Brócolis-de-ramas roxo - imagem original: Neil D Taylor - Licença Creative Commons

Clima

Os brócolis-de-cabeça são hortaliças que dificilmente crescem bem em locais onde a temperatura média ultrapassa os 23°C. Embora possam suportar temperaturas mais baixas por curtos períodos, crescem melhor na faixa que vai de 6°C a 23°C. Os brócolis-ramosos são mais tolerantes ao calor e podem suportar bem crescer em temperaturas médias mais altas, de até 28°C.

Luminosidade

Estas plantas necessitam de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

Pé de Brócolis
O brócolis ou brócolos cresce bem em temperatura amena - imagem original: Linda N. - Licença Creative Commons

Solo

O solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.

O brócolis ou brócolos necessita do micronutriente boro para se desenvolver bem, sendo que sua deficiência resulta em caules ocos e inflorescências malformadas. Se o solo for deficiente em boro, é necessário usar um adubo que contenha este micronutriente ou aplicar no solo bórax ou ácido bórico, ou alternativamente aspergir as folhas das plantas com uma solução de ácido bórico. A solução pode ser preparada utilizando-se 2 gramas de ácido bórico para cada 5 litros de água. Tais procedimentos devem ser feitos apenas quando realmente necessários, pois o excesso de boro também é prejudicial.

Irrigação

A horta deve ser irrigada de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que fique encharcado.

Mudas de Brócolis
Mudas de brócolis - imagem original: nociveglia - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo, a uma profundidade de aproximadamente 1 cm no solo. Também podem ser semeadas em sementeiras, vasos pequenos, copinhos de plástico ou de jornal, sendo as mudas transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas verdadeiras. Porém, as mudas de brócolis ou brócolos podem ser sensíveis ao transplante, assim tome muito cuidado para não danificar as mudas e suas raízes. Transplante de preferência no fim da tarde, com o solo bem úmido, ou em dias nublados. A germinação ocorre geralmente em menos de uma ou duas semanas.

O espaçamento pode ser de 60 cm a 1 m entre as linhas de plantio e de 30 cm a 60 cm entre as plantas. Maiores espaçamentos tendem a gerar plantas com maiores inflorescências, mas a produtividade por área é normalmente maior com os menores espaçamentos.

Brócolis florido
O brócolis precisa ser colhido antes que as flores se abram - imagem original: Sundrop 7 - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que possam competir por recursos e nutrientes.

Brócolis-de-cabeça
Brócolis-de-cabeça, brócolis-ninja ou brócolis-americano - imagem original: Richard North - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita dos brócolis-de-cabeça geralmente ocorre de 75 a 100 dias após a semeadura, variando conforme a cultivar plantada. Após a primeira colheita, podem surgir brotos laterais que possibilitam outra colheita, com inflorescências menores.

Os brócolis ramosos podem ser colhidos a partir de 60 a 90 dias após a semeadura. As inflorescências podem ser colhidas várias vezes em intervalos de 5 a 10 dias até o fim do período de floração.

O momento de colher é quando as inflorescências estão bem desenvolvidas e com uma cor intensa, mas antes que as flores comecem a abrir.

Brócolis-de-ramas
Brócolis de ramas - imagem original: Mateus Figueiredo - Licença Creative Commons