Como plantar brócolis

Brócolis
Brócolis - imagem original: Linda N. - Licença Creative Commons

Há dois tipos de brócolis ou brócolos para o cultivo, os brócolis-de-cabeça e os brócolis-de-ramas. Os brócolis ramosos são o tipo mais comum cultivado no Brasil, comercializados simplesmente como brócolis. Os brócolis-de-cabeça são comercializados no Brasil como brócolis-ninja, brócolis-japonês ou brócolis-americano. Apesar dos nomes utilizados no comércio, os brócolis são plantas europeias, da região do mediterrâneo.

Brócolis-de-rama roxo
Brócolis-de-ramas roxo - imagem original: Neil D Taylor - Licença Creative Commons

Clima

Os brócolis ou brócolos são hortaliças de clima frio que dificilmente crescem bem em locais onde a temperatura média ultrapassa os 22°C, embora existam alguns poucos cultivares que suportam crescer em até 28°C.

Luminosidade

Os brócolis necessitam de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

Pé de Brócolis
O brócolis ou brócolos cresce bem em temperatura amena - imagem original: Linda N. - Licença Creative Commons

Solo

Os brócolis precisam de solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com boa disponibilidade de nitrogênio.

Irrigação

A horta deve ser irrigada de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Mudas de Brócolis
Mudas de brócolis - imagem original: nociveglia - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo, seja este um canteiro na horta ou vasos grandes. Também podem ser plantadas em sementeiras, vasos pequenos, copinhos de plástico ou de jornal, e transplantadas quando as mudas têm de 4 a 6 folhas. Os brócolis são sensíveis ao transplante, assim tome muito cuidado para não danificar as mudas e suas raízes. Transplante de preferência no fim da tarde, com o solo bem úmido.

Brócolis florido
O brócolis precisa ser colhido antes que as flores se abram - imagem original: Sundrop 7 - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Faça adubações com adubo que contém boro e molibdênio em regiões onde o solo é pobre nestes micronutrientes. A carência destes elementos prejudica o crescimento das plantas e suas inflorescências.

Brócolis-de-cabeça
Brócolis-de-cabeça, brócolis-ninja ou brócolis-americano - imagem original: Richard North - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita dos brócolis ocorre de 75 a 100 dias após a semeadura, variando conforme o cultivar plantado. Após a primeira colheita, podem surgir brotos laterais que produzem outras colheitas, com inflorescências geralmente menores.

Os brócolis ramosos podem ser colhidos a partir de 60 a 90 dias após a semeadura. As inflorescências podem ser colhidas várias vezes com um intervalo de 5 a 10 dias até o fim do período de floração.

O momento de colher é quando as inflorescências estão bem desenvolvidas e com uma cor intensa, mas antes que as flores comecem a abrir.

Brócolis-de-ramas
Brócolis de ramas - imagem original: Mateus Figueiredo - Licença Creative Commons