Como plantar chicória e almeirão

Chicória
Chicória - imagem original: Javier Leiva - Licença Creative Commons

Chicória, almeirão, escarola, endívia e Radicchio são nomes dados a cultivares de duas espécies do gênero Cichorium, a saber Cichorium intybus e Cichorium endivia. Em princípio, o nome endívia é dado a todos os cultivares da espécie Cichorium endivia, escarola são os cultivares de endívias que têm folhas lisas, almeirão é uma variedade de sabor amargo da espécie Cichorium intybus, radicchio são cultivares da espécie Cichorium intybus que formam uma cabeça compacta e têm folhas de cor avermelhada, e chicória é um nome comum dado para qualquer uma das duas espécies. Entretanto, há confusão com os nomes dados aos cultivares destas plantas, de forma que nem sempre os nomes seguem o que foi dito aqui. Por exemplo, alguns cultivares de Cichorium intybus também são chamados de endívias (endívias francesas ou endívias belgas).

Escarola
Escarola - imagem original: Jamain - Licença Creative Commons

Clima

A temperatura ideal para cultivar chicórias se situa entre 12°C e 22°C, embora existam cultivares que toleram temperaturas mais baixas e outros que toleram temperaturas um pouco mais altas. Temperaturas acima de 25°C geralmente induzem a planta a produzir folhas menos desenvolvidas e a florescer precocemente.

Luminosidade

As chicórias podem crescer sob sol direto ou na sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade. As folhas de plantas cultivadas sob sol direto e altas temperaturas normalmente ficam mais amargas.

Radicchio ou chicória vermelha
Radicchio rosso di Treviso - imagem original: Stan Dalone - Licença Creative Commons

Solo

As plantas precisam de solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo vai de 5,5 a 7. Não é necessário que o solo seja rico em nitrogênio.

Irrigação

A chicória deve ser irrigada com frequência para que o solo não resseque.

Muda de almeirão
Muda de almeirão - imagem original: Breno Ottoni Fragiorge - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes podem ser plantadas em sementeiras ou módulos, e o transplante pode ser feito quando as mudas têm de 4 a 6 folhas, de preferência em dias nublados ou no fim da tarde, principalmente se a temperatura ambiente está alta, pois a muda pode murchar e morrer se o transplante ocorrer quando o tempo está quente e seco.

As sementes também podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta em regiões de clima ameno. Posteriormente algumas mudas podem ser transplantadas ou colhidas para que se fique com o espaçamento adequado.

O espaçamento recomendado depende do cultivar e das condições de cultivo, indo de 20 a 30 cm entre as linhas de plantio e 15 a 30 cm entre as plantas para almeirões e radicchios, e de 30 a 50 cm entre as linhas de plantio, com 25 a 40 cm entre as plantas, para endívias ou escarolas.

As chicórias também podem ser cultivadas em vasos e jardineiras de tamanho médio ou grande.

Branqueamento das folhas de chicória usando vasos para cobrir as plantas
Branqueamento das folhas de chicória usando vasos para cobrir as plantas - imagem original: wikipedia - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estiverem competindo por recursos e nutrientes.

Uma prática que pode ser realizada em endívias é o branqueamento ou estiolamento. Tem o objetivo de deixar as endívias menos amargas, mais claras e mais tenras, e consiste de deixar as plantas privadas de luz antes da colheita, durante aproximadamente 15 dias. Para tal existem diversos métodos, como amontoar e amarrar as folhas externas de forma a privar as folhas mais jovens de luz, colocar um objeto (por exemplo um prato ou vaso) sobre o centro de cada planta, ou cultivar em vaso e cortar todas as folhas da planta, deixando que a planta rebrote em um local escuro até o momento da colheita.

Endívias
Cultivar "Palla rossa" de radicchio ou chicória vermelha - imagem original: Anna - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita pode ocorrer de 50 a 100 dias depois da semeadura, dependendo do cultivar plantado e das condições de cultivo. Os cultivares que têm folhas soltas podem ter estas colhidas individualmente quando necessário. As plantas que são totalmente cortadas na colheita, podem rebrotar e proporcionar novas colheitas.

Endívias
Endívias belgas (Cichorium intybus var. foliosum) - imagem original: Stan Dalone - Licença Creative Commons