Como plantar manjericão

Manjericão
Manjericão - imagem original: Alden Chadwick - Licença Creative Commons

Clima

O manjericão ou basílico, Ocimum basilicum, é uma planta que cresce melhor em temperaturas acima de 18°C. A planta não suporta baixas temperaturas, devendo ser cultivada dentro de estufas em regiões de clima frio, ou apenas durante os meses do ano em que as temperaturas não descem abaixo de 15°C. Em regiões de clima quente o manjericão pode ser cultivado durante todo o ano.

Luminosidade

O manjericão necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

Manjericão
Há um grande número de cultivares de manjericão - imagem original: Rob and Stephanie Levy - Licença Creative Commons

Solo

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica. A planta é bastante tolerante quanto ao pH do solo, e apenas solos muito ácidos são inadequados.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o manjericão..

Mudas de manjericão
Mudas de manjericão - imagem original: Sakura - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo da horta, especialmente em regiões de clima quente. Também pode ser plantadas em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal com aproximadamente 10 cm de altura por 5 cm de diâmetro. Neste caso, as mudas de manjericão são transplantadas quando têm 6 folhas definitivas e cerca de 10 a 15 cm de altura.

O manjericão também pode ser propagado por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis. Corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). Mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes (demora até duas semanas) e então plante no local definitivo.

O manjericão pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande, embora geralmente cresça menos. No solo e em boas condições de cultivo, alguns cultivares de manjericão podem ultrapassar a 1 metro de altura. Assim, para plantio em vasos e jardineiras, dê preferência a cultivares de menor porte, ainda que seja possível plantar qualquer um dos cultivares disponíveis.

Mudas de manjericão
As mudas podem ser transplantadas quando estão com 6 folhas definitivas - imagem original: Alice Henneman - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Alguns horticultores cortam as flores para favorecer o crescimento das folhas.

Manjericão roxo
Manjericão roxo - imagem original: Sakura - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre de 60 a 90 dias após a semeadura. As flores também são comestíveis.