Como plantar melão

Melões
Melões - imagem original: Richard North - Licença Creative Commons

Clima

A temperatura ideal para o cultivo de melão situa-se entre 25°C e 32°C, e o mais adequado é que haja baixa umidade relativa do ar quando o meloeiro estiver frutificando. Em condições de alta umidade do solo e do ar, os melões ficam com menor teor de açúcar, ficam mais aguados e perdem muito do seu aroma e sabor em relação àqueles cultivados nas condições ideais de temperatura e umidade. Assim, as condições ideais para o cultivo do melão são encontradas em regiões de clima semiárido, embora possa ser plantado em regiões tropicais e subtropicais evitando as estações mais chuvosas do ano, e possa ser cultivado em outras regiões dentro de estufas com condições ambientais controladas.

Luminosidade

O meloeiro necessita de alta luminosidade, com luz solar direta ou com sombra parcial.

Meloeiro
Não deve faltar água para o meloeiro durante seu crescimento, mas quando os frutos estão amadurecendo o ideal é um ambiente mais seco - imagem original: nociveglia - Licença Creative Commons

Solo

O meloeiro precisa de solo leve, solto, fértil, que não retém muito a umidade e que seja rico em nitrogênio. O pH ideal do solo situa-se entre 6,4 e 7,2.

Irrigação

O meloeiro deve ser irrigado de forma a manter o solo úmido da germinação ao início da frutificação, quando a irrigação deve começar a ser esparsa.

Mudas de melão
Mudas de melão - imagem original: Gilles Douaire - Licença Creative Commons

Plantio

Para facilitar a germinação, as sementes de melão podem ser deixadas por um dia imersas na água. As sementes podem ser plantadas em covas de 30 cm x 30 cm x 30 cm, com o espaçamento entre as covas recomendado para o cultivar utilizado. Plante as sementes na cova a até 5 cm de profundidade. Outro método é plantar as sementes em pequenos vasos ou recipientes e transplantar as mudas de melão depois de 30 a 45 dias.

Melão suportado por uma rede
Quando cresce suspenso, o fruto precisa ser amparado. Neste caso, uma rede está suportando o peso do melão. - imagem original: Ben Yanis - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Alguns horticultores não realizam nenhum tipo de poda, enquanto outros recomendam cortar a ponta da haste principal quando esta tem 5 ou 6 folhas, para induzir a ramificação lateral da planta. Quando estes ramos estão bem desenvolvidos, são reduzidos a três ou quatro. Cada um destes três ou quatro ramos darão origem a mais ramos.

Novamente, alguns horticultores eliminam apenas os frutos defeituosos, enquanto outros deixam apenas um fruto por ramo, ou seja, 3 ou 4 frutos por planta.

A presença de insetos polinizadores, principalmente abelhas, é necessária para a polinização das flores e a formação dos frutos. Se não houver abelhas e não houver formação de frutos, realize a polinização das flores manualmente com a ajuda de um pequeno pincel de cerdas suaves.

Outro cuidado que pode ser tomado é colocar uma cama de palha, uma madeira ou outro material sob cada fruto, para que estes não fiquem em contado direto com o solo, diminuindo o ataque de pestes e doenças. Virar com cuidado o fruto em um intervalo de alguns dias ajuda a deixar o melão com uma aparência externa uniforme, sem uma parte esbranquiçada. E se os frutos começarem a ficar queimados pelo sol, cubra os melões com papel-jornal ou com palha quando estes atingem um diâmetro de aproximadamente 10 cm.

O meloeiro pode crescer em cercas e caramanchões, mas neste caso os frutos devem ser amparados de alguma forma (por exemplo, com uma rede), pois os talos não suportam o peso do melão.

Melão cultivado com tutoramento
Melão crescendo tutorado em uma estufa - imagem original: Daderot - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita dos melões se inicia de 80 a 140 dias após a semeadura, dependendo do cultivar plantado. Se o melão não for colhido para consumo em um ou dois dias, colha-o deixando aproximadamente 2 cm do talo com o fruto para que este se conserve por mais tempo. Quando maduro, o melão apresenta um cheiro doce e uma cor intensa.

Diversos cultivares de melão
Existem vários tipos e cultivares de melão - imagem original: Richard North - Licença Creative Commons