Como plantar acelga

Acelgas
Acelgas - imagem original: Joe - Licença Creative Commons

Beta vulgaris subsp. vulgaris – Grupos Cicla e Flavescens

A acelga é uma planta da mesma espécie da beterraba, mas cujas cultivares foram selecionadas para a colheita de suas folhas e assim não produzem uma raiz alargada. Suas folhas podem ser de várias cores, com pecíolos (talos das folhas) brancos, verdes, amarelos, laranjas ou vermelhos. Os pecíolos podem ser ou não alargados (Grupo de cultivares Flavescens e grupo de cultivares Cicla respectivamente). As folhas podem ser consumidas cruas, refogadas ou cozidas.

Clima

O clima ideal para o cultivo da acelga é ameno, com temperaturas entre 15°C e 19°C, mas ela pode ser cultivada tanto em clima um pouco mais frio, sendo resistente a geadas leves, quanto em clima mais quente.

Luminosidade

A acelga necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente. Em regiões quentes pode ser cultivada com sombra parcial nas horas mais quentes do dia.

Acelgas brancas, amarelas e vermelhas
A acelga pode colorir tanto a horta quanto as saladas que usam suas folhas - imagem original: David Fisher - Licença Creative Commons

Solo

O solo para o plantio de acelga deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. A faixa ideal de pH vai de 6 a 6,8, mas a acelga é bastante tolerante quanto ao pH do solo, com exceção dos solos que são muito ácidos.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que permaneça encharcado.

Muda de acelga
Muda de acelga recém-germinada - imagem original: Liz Mc - Licença Creative Commons

Plantio

Semeie as sementes de acelga no local definitivo ou semeie em sementeiras e transplante quando as mudas atingirem aproximadamente 5 cm de altura.

As sementes podem ser deixadas em um recipiente com água por 24 horas para facilitar a germinação.

Acelga de folhas vermelhas
Cultivar de acelga com folhas vermelhas - imagem original: Smoobs - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Acelga branca
Acelga com nervuras e pecíolos brancos - imagem original: Huerta Agroecológica Comunitaria "Cantarranas" - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas da acelga pode ser iniciada entre 60 e 85 dias após o plantio. Normalmente são colhidas apenas as folhas externas que estão bem desenvolvidas, embora as folhas jovens também possam ser colhidas para uso em saladas. Dependendo das condições de cultivo, a colheita pode continuar por alguns meses.

A acelga é uma planta bianual.

Acelga com folhas amarelas
Acelga com nervuras e pecíolos amarelos - imagem original: Art Poskanzer - Licença Creative Commons