Beta vulgaris subsp. vulgaris – Grupos Cicla e Flavescens
A acelga é uma planta da mesma espécie da beterraba, mas cujas cultivares foram selecionadas para a colheita de suas folhas e assim não produzem uma raiz alargada. Suas folhas podem ser de várias cores, com pecíolos (talos das folhas) brancos, verdes, amarelos, laranjas ou vermelhos. Os pecíolos podem ser ou não alargados (Grupo de cultivares Flavescens e grupo de cultivares Cicla respectivamente). As folhas podem ser consumidas cruas, refogadas ou cozidas.
Clima
O clima ideal para o cultivo da acelga é ameno, com temperaturas entre 15°C e 19°C, mas ela pode ser cultivada tanto em clima um pouco mais frio, sendo resistente a geadas leves, quanto em clima mais quente.
Luminosidade
A acelga necessita de boa luminosidade para crescer bem, com pelo menos algumas horas de luz solar direta diariamente. Em regiões quentes pode ser cultivada com sombra parcial nas horas mais quentes do dia.
Solo
O solo para o plantio de acelga deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e rico em nitrogênio. A faixa ideal de pH vai de 6 a 6,8, mas a acelga é bastante tolerante quanto ao pH do solo, com exceção dos solos que são muito ácidos.
Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que permaneça encharcado.
Plantio
Semeie as sementes de acelga no local definitivo ou semeie em sementeiras e transplante quando as mudas atingirem aproximadamente 5 cm de altura.
As sementes podem ser deixadas em um recipiente com água por 24 horas para facilitar a germinação.
Tratos culturais
Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.
Colheita
A colheita das folhas da acelga pode ser iniciada entre 60 e 85 dias após o plantio. Normalmente são colhidas apenas as folhas externas que estão bem desenvolvidas, embora as folhas jovens também possam ser colhidas para uso em saladas. Dependendo das condições de cultivo, a colheita pode continuar por alguns meses.
A acelga é uma planta bianual.