Como plantar tomilho

Tomilho
Tomilho - imagem original: U.S. Department of Agriculture - Stephen Ausmus - Licença Creative Commons

Há algumas centenas de espécies no gênero Thymus, sendo a mais cultivada denominada Thymus vulgaris, o tomilho comum. Outras espécies de tomilho também são cultivadas, sendo usadas principalmente como condimento ou erva medicinal. Algumas espécies são:

Tomilho comum
Tomilho ou tomilho comum (Thymus vulgaris) - imagem original: Alice Henneman - Licença Creative Commons

Thymus vulgaris - o tomilho ou tomilho comum é uma planta perene que atinge de 15 cm a 50 cm de altura, com folhas pequenas muito aromáticas. É usado como condimento e como erva medicinal, e tem sido cultivado por alguns milhares de anos, sendo uma das ervas aromáticas mais antigas a ser cultivada. Existem muitas cultivares e vários híbridos, alguns utilizados como plantas ornamentais em jardins.

Tomilho-limão ou tomilho-cítrico
Tomilho-limão ou tomilho-cítrico (Thymus citriodorus) - imagem original: FelinusNoir - Licença Creative Commons

Thymus citriodorus - o tomilho-limão ou tomilho-cítrico é uma planta perene que normalmente é menor que o tomilho comum, atingindo de 10 cm a 35 cm de altura. Também é usado como condimento e como erva medicinal, e pode ser usado para fazer chá. Existem várias cultivares desta espécie, que apresentam variada coloração das folhas e diversos aromas cítricos.

Tomilho-alcarávia
Tomilho-alcarávia (Thymus herba-barona) - imagem original: Name lips - Licença Creative Commons

Thymus herba-barona - o tomilho-alcarávia é assim chamado por ter um aroma semelhante ao aroma da alcarávia. Atinge de 10 cm a 25 cm de altura e é usado como condimento.

Tomilho-rastejante
Tomilho-rastejante (Thymus praecox) - imagem original: Joan Simon - Licença Creative Commons

Thymus praecox - o tomilho-rastejante é mais cultivado como planta ornamental, mas também pode ser usado como condimento ou como erva medicinal. Atinge cerca de 10 cm de altura. Existem várias subespécies e muitas cultivares deste tomilho.

Várias espécies do gênero Thymus além destas são cultivadas como plantas ornamentais, para uso como condimento e como erva medicinal.

Clima

O tomilho é uma planta que pode ser cultivada praticamente em qualquer lugar, sendo tolerante tanto a baixas quanto a altas temperaturas. Cresce bem se cultivado em uma faixa de temperaturas indo de 4°C a 28°C, mas pode suportar temperaturas mais baixas ou mais altas. Contudo, pode haver dificuldades para cultivá-lo em climas muito úmidos.

Luminosidade

Os tomilhos necessitam de alta luminosidade e devem receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

Tomilho de folhas finas
Há várias cultivares do tomilho comum. A imagem mostra uma cultivar de folhas finas - imagem original: Fritz Geller-Grimm - Licença Creative Commons

Solo

O solo deve ser bem drenado, leve, e de preferência fértil, embora possa crescer mesmo em solos mais pobres. Estas plantas são bastante tolerantes quanto ao pH do solo, mas o ideal é que o pH seja levemente alcalino. É fácil cultivá-lo em solos arenosos ou pedregosos.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Se as plantas estão bem desenvolvidas, não há problema se o solo secar superficialmente por um curto período entre uma rega e outra. O excesso de umidade prejudica o tomilho, mas por outro lado ele cresce melhor se não faltar água.

Mudas de tomilho
Mudas de tomilho - imagem original: missellyrh - Licença Creative Commons

Plantio

O tomilho pode ser propagado por sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia, sendo estes dois últimos métodos os preferidos, uma vez que o plantio por sementes exige mais tempo para o crescimento das plantas e início da colheita. Além disso, algumas espécies de tomilho raramente produzem sementes, como por exemplo, o tomilho-alcarávia.

As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta, mas por serem muito pequenas o melhor é semear em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal, e transplantar as mudas quando têm 4 pares de folhas definitivas. A germinação das sementes leva de uma a três semanas.

O plantio por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis, é o método ideal, pois produz plantas que são idênticas a planta mãe e estas levam menos tempo para crescerem até a colheita. Corte ramos e mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes, e então plante no local definitivo, ou plante os ramos em vasos mantidos bem úmidos por três ou quatro semanas.

O espaçamento entre as plantas pode ser geralmente de 15 cm a 20 cm. O tomilho também pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

O tomilho é uma planta perene, podendo ser cultivada por muitos anos, mas que vai se tornando lenhosa com a idade, assim a produtividade será maior se as plantas forem renovadas a cada dois ou três anos.

Colheita

A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que ocorre geralmente de 60 a 90 dias após o plantio, mas o ideal é colher quando a planta está florescendo, pois é quando a concentração dos óleos essenciais é máxima. As flores também são utilizadas como condimento.

O sabor das folhas do tomilho comum é mais forte quando estão secas, e é deste modo que geralmente são usadas. Os ramos podem ser deixados para secar em um local sem luz solar direta, seco, e que seja bem ventilado. Já as folhas do tomilho-limão ou tomilho-cítrico são usadas preferencialmente frescas. O tomilho-alcarávia pode ser usado tanto fresco quanto seco.