Como plantar alface-de-cordeiro

Alface-de-cordeiro, alface-de-coelho ou canônigos
Alface-de-cordeiro - imagem original: Dinkum - Licença Creative Commons

Valerianella locusta

A alface-de-cordeiro, também chamada de alface-de-coelho e alface-da-terra, e ainda de canônigos (do espanhol canónigos) e mâche (do francês), é uma hortaliça nativa da Europa, onde é uma invasora comum em plantações de cereais. O sabor suave de suas folhas a torna uma verdura muito apreciada em saladas, e suas inflorescências também podem ser consumidas. Esta planta normalmente atinge de 15 a 30 cm de altura (durante a floração).

Alface-de-cordeiro, alface-de-coelho, mâche ou canônigos
A alface-de-cordeiro é uma hortaliça que deve ser cultivada em clima ameno ou frio - imagem original: Rebecca F - Licença Creative Commons

Clima

Cresce melhor em clima ameno ou frio, sendo portanto normalmente cultivada no outono e inverno em regiões de clima subtropical, e do fim do verão ao fim do outono em regiões de clima temperado, embora possa precisar de alguma proteção em regiões de inverno rigoroso. Altas temperaturas induzem a planta a florescer.

Luminosidade

Cultive preferencialmente com iluminação solar direta. Se for tentado o cultivo durante a primavera e o verão, ou se o plantio for realizado em regiões de clima mais quente, pode ser melhor fazer o plantio em local mais fresco, úmido e com sombra parcial nas horas mais quentes do dia para evitar que a planta floresça precocemente.

Alface-de-cordeiro, alface-de-coelho, mâche ou canônigos
A alface-de-cordeiro cresce melhor em solos férteis e úmidos - imagem original: Till Westermayer - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que fique encharcado.

Mudas de alface-de-cordeiro ou canônigos
Mudas de alface-de-cordeiro - imagem original: Une vallée dans la lune - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes da alface-de-cordeiro podem ser semeadas no local definitivo da horta, a uma profundidade de 0,5 a 1 cm. Como as sementes podem demorar para germinar, é conveniente deixá-las na água por um dia antes de realizar a semeadura, para apressar a germinação.

O espaçamento recomendado entre as linhas de plantio pode ser de 15 a 30 cm, com um espaçamento entre as plantas de 8 a 15 cm, dependendo da cultivar e das condições de cultivo. A alface-de-cordeiro pode ser cultivada em vasos e jardineiras que tenham um mínimo de 10 cm de altura.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Flores da alface-de-cordeiro
Flores da alface-de-cordeiro - imagem original: FelinusNoir - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita pode ser feita em 40 a 60 dias. As plantas com 10 a 15 cm de altura podem ser cortadas de 3 a 5 cm acima do solo, o que permite que rebrotem, possibilitando uma segunda colheita, ou as folhas podem ser cortadas individualmente quando necessário.

Alface-de-cordeiro, mâche ou canônigos
A alface-de-cordeiro tem um sabor suave, sendo muito apreciada em saladas e na decoração de outros pratos - imagem original: Maduixa - Licença Creative Commons