Como plantar fava

Fava
Fava - imagem original: Glenn - Licença Creative Commons

Vicia faba

A fava ou fava italiana pode crescer de 30 cm a mais de 1,5 m de altura, dependendo da cultivar. Suas vagens têm até 2,5 cm de diâmetro e 7 a 15 cm de comprimento.

Favas
A fava cresce melhor em temperaturas um pouco abaixo de 15°C - imagem original: troye owens - Licença Creative Commons

Clima

A fava é uma planta de clima frio, resistindo bem a temperaturas próximas a 0°C e a geadas leves (algumas cultivares resistem até temperaturas de -10°C). O ideal é que a temperatura não ultrapasse muito a cerca de 15°C durante o ciclo de cultivo da planta. Entretanto, há algumas poucas cultivares modernas que toleram temperaturas mais altas.

Luminosidade

A fava necessita de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

Flores da fava
Flores da fava - imagem original: Glenn - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo situa-se entre 6,0 e 6,8. Esta planta forma uma associação simbiótica com bactérias conhecidas como rizóbios ou rhizobium, capazes de fixar o nitrogênio do ar no solo como amônia ou nitrato, provendo o nitrogênio necessário para a planta e ainda enriquecendo o solo com este elemento.

A fava é uma das poucas plantas cultivadas que toleram alta salinidade do solo.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo úmido, sem que fique encharcado.

Mudas de fava
Mudas de fava. - imagem original: Rebecca Kahn - Licença Creative Commons

Plantio

Semeie as sementes direto no local definitivo, a uma profundidade de 3 a 5 cm, quando o solo está com uma temperatura de no mínimo 5°C. O espaçamento recomendado depende da cultivar e das condições de cultivo, indo de 45 cm entre as linhas e 23 cm entre as plantas, a 1 m entre as linhas e 50 cm entre as plantas.

Plantas de fava
As favas de porte alto precisam ser mantidas eretas, colocando fios, barbantes ou fitas em torno de um grupo de plantas - imagem original: Beachcomber1954 - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Há cultivares de fava de porte alto e de porte baixo. As cultivares de porte alto necessitam de tutoramento, sendo geralmente mantidos eretos em grupos de plantas por fios ou barbantes que são amarrados a varas fincadas na vertical. As cultivares de porte baixo podem ser deixadas sem tutoramento, mas ramos e pequenos galhos secos bem bifurcados podem ser colocados para prover algum suporte para as plantas, de forma a manter erguidas as vagens para que não fiquem em contato com o solo. Cultivares de pequeno porte podem ser cultivadas facilmente em vasos e jardineiras grandes.

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Quando a planta está bem florida, é uma opção cortar as pontas dos ramos para concentrar a energia da planta no desenvolvimento das vagens. Isto também previne o ataque de alguns insetos, que iniciam o ataque pelas partes mais jovens e tenras das plantas.

Favas
Fava - imagem original: Glenn - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das vagens começa de 85 a 240 dias após a semeadura, variando conforme a estação do ano em que a fava é plantada, o clima da região e a cultivar plantada.

Embora as sementes sejam mais apreciadas, as vagens tenras e as pontas dos ramos também podem ser cozidas e consumidas. As vagens são colhidas quando bem desenvolvidas, apresentando-se roliças, tenras e firmes. As vagens velhas vão se tornando fibrosas rapidamente.