Como plantar tah tsai

Tah tsai, taasai ou Tatsoi
Tah tsai, taasai ou Tatsoi - imagem original: baldeaglebluff - Licença Creative Commons

Brassica narinosa ou Brassica rapa var. rosularis

A tah tsai, taasai ou tatsoi, é uma hortaliça muito cultivada no Japão, na China e em outros países do sudeste da Ásia. Suas folhas verde-escuras são muito apreciadas quando cozidas ou refogadas, mas também podem ser consumidas cruas em saladas.

Clima

Esta é uma hortaliça que cresce melhor em clima ameno, não suportando bem altas temperaturas. Assim, deve ser cultivada no outono e na primavera em regiões de clima temperado, e no outono e no inverno em regiões de clima subtropical. Embora possa suportar geadas leves, a ocorrência de geadas ou baixas temperaturas na primavera pode induzir as plantas a florescerem precocemente.

Luminosidade

Cultive preferencialmente com iluminação solar direta, mas pode ser cultivada em sombra parcial, especialmente em regiões de clima mais quente.

Tah tsai, taasai ou Tatsoi
A tah tsai, taasai ou Tatsoi é uma hortaliça que cresce melhor em clima ameno - imagem original: Eunice - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 7.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que fique encharcado.

Plantio

As sementes de tah tsai podem ser semeadas no local definitivo da horta, a uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm.

O espaçamento recomendado entre as plantas pode ser de 15 a 25 cm, dependendo de quando se espera fazer a colheita, ou seja, se as plantas forem colhidas apenas quando estiverem bem desenvolvidas, um espaçamento maior é o ideal. Se as plantas forem colhidas precocemente, um espaçamento menor aumenta a produtividade por área.

Esta hortaliça pode ser cultivada facilmente em vasos e jardineiras.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Tah tsai, taasai ou Tatsoi
A tah tsai, taasai ou Tatsoi é uma hortaliça que cresce rápido, já se encontrando bem desenvolvida em pouco menos de dois meses de cultivo - imagem original: Eunice - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita da tah tsai pode ser feita a qualquer momento durante o ciclo de vida das plantas. Cada planta pode ser cortada e colhida inteira ou as folhas podem ser colhidas individualmente quando necessário. No entanto, se é desejável que as plantas colhidas apresentem folhas grandes, é necessário esperar que a planta se desenvolva bem antes de fazer a colheita (45 a 50 dias em condições ideais de cultivo). Quando são realizadas colheitas individuais das folhas, normalmente não é possível obter folhas grandes continuamente.