Como plantar agastache

Agastache foeniculum
Agastache foeniculum - imagem original: Anna - Licença Creative Commons

As agastaches são plantas aromáticas geralmente cultivadas em jardins pela abundância e beleza de suas pequenas flores. Algumas espécies são cultivadas para uso na alimentação, como chá ou tempero, e também para fins medicinais. Além disso, abelhas que se alimentam do néctar de suas flores produzem um mel de excelente qualidade.

As duas espécies de agastache mais cultivadas são:

Agastache rugosa - conhecida como menta-coreana, embora não seja realmente uma menta. Esta espécie do leste e sudeste da Ásia é muito cultivada na Coreia, no Japão e na China, onde é considerada uma das principais ervas medicinais tradicionais. Atinge até 1,2 m de altura.

Agastache foeniculum - conhecida como hissopo-anisado ou hissopo-anis, embora também não seja realmente um hissopo. Originária da América do norte, esta planta atinge de 60 cm a 1,5 m de altura, e suas flores são geralmente violeta-azuladas, embora exista uma cultivar com flores brancas.

As folhas de ambas as espécies podem ser usadas na alimentação da mesma forma que as hortelãs e o anis. Estas espécies são muito utilizada em chás, pois têm um sabor que lembra ao anis ou a erva-doce. Suas flores são consideradas como uma das mais saborosas entre as flores comestíveis.

Agastache foeniculum ou hissopo-anisado
Flores de Agastache foeniculum - imagem original: chipmunk_1 - Licença Creative Commons

Clima

Cresce melhor em clima frio ou ameno, podendo suportar temperaturas abaixo de -10°C.

Luminosidade

Luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

Mudas de Agastache foeniculum
Mudas de Agastache foeniculum - imagem original: Erutuon - Licença Creative Commons

Solo

Cultive preferencialmente em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, com pH entre 6,5 e 7,5. Contudo, podem ser cultivados praticamente em qualquer tipo de solo que seja bem drenado.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre levemente úmido, sem que permaneça encharcado.

Mudas de Agastache rugosa
Mudas de Agastache rugosa - imagem original: peganum - Licença Creative Commons

Plantio

As agastaches podem ser propagadas por sementes ou por estaquia.

Semeie superficialmente, cobrindo no máximo com uma leve camada de terra. As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras e outros recipientes, sendo transplantadas quando as mudas estiverem grandes o bastante para serem manuseadas. As sementes geralmente levam de alguns dias a duas semanas para germinarem, mas pode chegar a demorar até três meses. As mudas crescem lentamente e pode levar até dois anos para estas plantas começarem a florescer.

Os ramos mais jovens, com 10 a 15 cm de comprimento, podem ser plantados em vasos com solo mantido bem úmido até que enraízem, o que geralmente leva cerca de três semanas.

O espaçamento entre as plantas pode ser de 30 a 60 cm. Estas plantas também podem ser cultivada em vasos grandes.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Agastache rugosa ou menta-coreana
Agastache rugosa, também chamada de menta-coreana- imagem original: Ibby Wederzijds - Licença Creative Commons

Colheita

As folhas podem ser colhidas quando necessário a partir do momento em que as plantas estiverem bem desenvolvidas. As folhas podem ser usadas frescas ou podem ser deixadas para secar em local fresco e ventilado, sendo posteriormente armazenadas em potes fechados. No entanto, o sabor das folhas frescas é mais forte do que o das folhas secas. As flores também podem ser colhidas e consumidas.

Flores de Agastache rugosa
Flores de Agastache rugosa - imagem original: peganum - Licença Creative Commons