Como plantar alcachofra

Alcachofra
Alcachofra - imagem original: Michelle Tribe - Licença Creative Commons

Cynara cardunculus var. scolymus - anteriormente denominada Cynara scolymus

A alcachofra é uma planta cultivada que se originou do cardo selvagem, originário da região mediterrânea, tendo sido selecionada para a produção de grandes inflorescências. Estas apresentam um receptáculo (o coração da alcachofra) e várias brácteas com base carnosa, que são geralmente consumidos cozidos, mas que também podem ser consumidos crus.

Esta planta atinge de 1 a 2 m de altura, com 1 m de diâmetro ou mais. Os capítulos florais tem normalmente de 6 a 15 cm de diâmetro.

Pé de alcachofra
A alcachofra pode atingir de 1 a 2 metros de altura, dependendo da cultivar - imagem original: jmcarthy99 - Licença Creative Commons

Clima

A alcachofra pode ser cultivada dentro da faixa de temperaturas indo de 5°C a 30°C ou mais, mas cresce melhor em temperaturas médias de 12°C a 22°C. É necessário um período de baixas temperaturas para induzir o florescimento, sendo que as regiões ideais para o cultivo de alcachofra têm um inverno moderadamente frio e um verão moderadamente quente.

A planta geralmente suporta somente geadas leves. Por outro lado, quando o clima está muito quente e seco os capítulos florais são de baixa qualidade e tendem a abrir precocemente.

Luminosidade

A alcachofra necessita de luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

Planta da alcachofra
A alcachofra é uma planta perene - imagem original: 305 Seahill - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. A alcachofra não cresce bem em solos muito ácidos, sendo que o ideal é a faixa de pH indo 6 a 8.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo úmido, sem que permaneça encharcado. Esta planta é resistente à seca, mas não produz bem quando falta água.

Mudas de alcachofra
Muda de alcachofra, obtida por sementes - imagem original: Kristen Taylor - Licença Creative Commons

Plantio

O método mais recomendado de plantio da alcachofra é por divisão de plantas adultas. Os rebentos surgem depois da época da colheita, e devem ser retirados com cuidado, cavando ao redor da planta e separando estes da planta matriz com uma faca ou pá. Os rebentos devem estar bem desenvolvidos e devem ser retirados com raízes. As folhas desenvolvidas são cortadas e estas mudas podem então ser plantadas com o espaçamento indicado para a cultivar.

As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em pequenos vasos, saquinhos de plástico próprios para mudas ou copinhos feitos de papel jornal com 5 cm de diâmetro e 10 cm de altura, e então transplantadas três ou quatro semanas após a germinação.

O problema com o plantio através de sementes é que as plantas originadas por sementes geralmente não são parecidas com a planta mãe, apresentando uma grande variação de tamanho, forma da planta e das flores, quantidade de espinhos, e outras características, ou seja, uma grande variação fenotípica. Este método de propagação é usado principalmente por quem quer obter novas cultivares, e por quem não tem como obter mudas para iniciar sua plantação de alcachofras. Neste caso, plante as sementes e após dois ou três anos selecione as melhores plantas e passe a multiplicá-las pelo método da divisão.

Capítulos florais da alcachofra
Capítulos florais da alcachofra, um deles já aberto - imagem original: Kristine Paulus - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos, especialmente nos primeiros meses de cultivo.

Se os rebentos não são necessários para a obtenção de mudas, elimine-os assim que surgem, para manter a planta vigorosa e mais produtiva.

Alcachofra-roxa
Cultivar roxa de alcachofra - imagem original: Living in Monrovia - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita dos capítulos florais da alcachofra é realizada quando as brácteas ainda estão fechadas. Quando as brácteas se abrem, a alcachofra perde sua qualidade, podendo já estar fibrosa.

As plantas podem produzir poucas flores (ou nenhuma flor) no primeiro ano. A alcachofra é uma planta perene e pode produzir por seis anos ou mais, mas os horticultores geralmente substituem as plantas a cada três anos, pois a produção tende a diminuir em número e qualidade a partir do terceiro ano.