Como plantar cerefólio

Cerefólio ou cerefolho
Cerefólio - imagem original: Alexandre Dulaunoy - Licença Creative Commons

Anthriscus cerefolium

O cerefólio, também chamado de cerefolho, é uma erva aromática que pode ser usada da mesma forma que a salsa ou salsinha, sendo muito utilizada na culinária francesa. A planta inteira pode ser consumida, incluindo raízes, flores e sementes, porém as folhas são a parte mais utilizada. Planta anual que atinge até 70 cm de altura quando floresce (suas flores brancas surgem em umbelas, como as de outras plantas da mesma família).

Clima

O cerefólio cresce melhor com temperaturas entre 4°C e 24°C, embora possa suportar temperaturas negativas. Esta erva pode florescer precocemente se cultivada quando o clima está muito quente.

Luminosidade

Cultive preferencialmente em sombra parcial com boa luminosidade. Também pode ser cultivada com luz solar direta, desde que a temperatura não esteja muito alta.

Flores do cerefólio
Flores do cerefólio - imagem original: Emma Jane Hogbin Westby - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7. No entanto, esta planta pode tolerar bem uma ampla faixa de pH do solo.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo úmido, mas sem que fique encharcado.

Plantio

As sementes geralmente levam de 1 a 3 semanas para germinar. Deixar as sementes de molho em água por um dia pode apressar a germinação. As sementes devem ser semeadas no local definitivo, pois as mudas de cerefólio normalmente não suportam bem o transplante. Deixe as sementes no solo a não mais do que 0,5 cm de profundidade.

O cerefólio pode ser cultivado em vasos e jardineiras, desde que tenham pelo menos 20 cm de largura e 30 cm de altura. Em vasos menores produzirá menos e terá uma vida útil mais curta.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

A seiva da planta, em contato com a pele, pode provocar fotofitodermatose, assim use luvas para proteger as mãos quando estiver cortando a planta, especialmente em dias ensolarados.

Cerefólio ou cerefolho
As folhas do cerefólio devem ser colhidas antes da floração, pois podem se tornar amargas quando a planta está florindo - imagem original: 4028mdk09 - Licença Creative Commons

Colheita

Colha as folhas mais externas individualmente quando necessário a partir de 30 ou 40 dias do plantio, ou corte a planta toda entre 60 e 90 dias, antes que a planta comece a florescer.