Como plantar azeda

Azedas ou azedinhas
Azedas ou azedinhas - imagem original: Beck - Licença Creative Commons

Rumex acetosa

A azeda ou azedinha, também conhecida como erva-vinagreira ou simplesmente vinagreira, é uma planta perene que pode atingir até 1 m de altura quando floresce. Suas folhas de sabor ácido podem ser consumidas cruas ou cozidas. Todavia não devem ser consumidas em quantidade excessiva pois contém uma alta concentração de ácido oxálico. Embora sejam menos utilizadas, as raízes e as inflorescências podem ser consumidas cozidas, e as sementes podem ser consumidas cruas, cozidas ou podem ser usadas para fazer farinha.

Azedas ou azedinhas
A azeda ou azedinha cresce melhor em clima ameno - imagem original: Alex "Skud" Bayley - Licença Creative Commons

Clima

A azeda ou azedinha cresce melhor em clima frio ou ameno, mas pode ser cultivada em regiões onde a temperatura normalmente não ultrapassa a 30°C.

Luminosidade

Pode ser cultivada com luz solar direta ou em sombra parcial com boa luminosidade. Em regiões mais quentes pode ser melhor cultivá-la em um local mais fresco com sombra parcial.

Frutos
Frutos secos contendo as sementes da azeda ou azedinha - imagem original: coniferconifer - Licença Creative Commons

Solo

Cultive preferencialmente em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. É uma planta bastante tolerante quanto ao pH do solo, mas um pH entre 5,5 e 6,8 é recomendado.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que permaneça encharcado.

Plantio

Em regiões de clima temperado o plantio é feito normalmente na primavera. Em regiões subtropicais ou tropicais com inverno ameno, o plantio pode ser feito no outono ou no começo do inverno.

As sementes são normalmente semeadas no local definitivo, a cerca de 1 cm de profundidade. No entanto, a azeda ou azedinha muitas vezes não floresce fora de regiões de clima temperado. Assim nestas regiões o método de propagação normalmente utilizado é o da divisão de plantas bem desenvolvidas. Cada pedaço obtido a partir da divisão de uma planta deve conter raízes e pelo menos um broto ou propágulo.

O espaçamento entre as plantas pode ser de 30 a 45 cm em regiões de clima temperado, onde a planta floresce e geralmente cresce mais, e de 20 a 30 cm em outras regiões.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por recursos e nutrientes, especialmente nos primeiros meses de cultivo.

As plantas são dioicas, ou seja, produzem ou flores masculinas ou flores femininas. Assim, para haver produção de sementes é necessária a presença de plantas dos dois gêneros.

Renove a plantação a cada três ou quatro anos, dividindo as plantas para formar novas mudas.

Azeda, azedinha ou erva-vinagreira
As folhas da azeda ou azedinha têm um agradável sabor ácido - imagem original: PRA - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas pode ser iniciada em 60 dias após o plantio. As folhas mais jovens são menos ácidas que as mais velhas.

A azeda ou azedinha é uma planta perene em regiões de clima adequado, podendo produzir por vários anos. Em regiões onde o inverno é muito rigoroso, o cultivo pode ser feito anualmente a partir de sementes. Em regiões onde o inverno é relativamente frio, a parte aérea da planta morre, rebrotando na primavera.