Arracacia xanthorrhiza
A mandioquinha, também chamada de mandioquinha-salsa, batata-baroa, baroa e batata-salsa, é uma planta nativa dos Andes que atinge até 120 cm de altura. Suas raízes tuberosas são consumidas cozidas ou assadas em muitos tipos de receitas, e podem ter cor interna branca, amarela ou roxa.
Clima
A mandioquinha necessita de clima ameno, com temperaturas entre 14°C e 21°C para se desenvolver bem, mas pode tolerar temperaturas um pouco mais altas ou um pouco mais baixas. Embora seja possível cultivá-la em baixa altitude, a mandioquinha cresce melhor entre 1000 m e 2500 m de altitude.
Luminosidade
A mandioquinha pode ser cultivada em pleno sol ou em sombra parcial.
Solo
A mandioquinha deve ser cultivada em solos férteis, ricos em fósforo, leves, profundos, bem drenados, sem pedras e outros detritos. Solos argilosos pesados e solos compactados não são muito adequados, pois prejudicam o crescimento de suas raízes. O pH ideal do solo situa-se entre 5 e 6, mas pode chegar até 6,8.
Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Esta planta é sensível à falta de água.
Plantio
O plantio é realizado geralmente através da divisão de plantas adultas saudáveis que tenham produzido bem. As mandioquinhas (as raízes tuberosas) são colhidas, e os rebentos que emergem do solo são usados no plantio. Estes podem ser deixados na água até que surjam raízes, sendo então plantados.
O plantio também pode ser feito por sementes. No entanto, a taxa de germinação das sementes é bastante baixa, e nem todas as cultivares produzem sementes.
O espaçamento recomendado é de 70 a 80 cm entre as fileiras e 40 cm entre as plantas, podendo variar com a fertilidade do solo, o clima da região e a cultivar utilizada. Para facilitar a colheita, podem ser feitos camalhões para o plantio das mudas.
Tratos culturais
É necessário retirar plantas invasoras que concorrem com a mandioquinha por nutrientes e recursos, pelo menos durante os três primeiros meses de cultivo.
Para aumentar a produtividade, é recomendado que as inflorescências sejam retiradas assim que surgirem.
Colheita
A colheita da mandioquinha pode ocorrer de 7 a 14 meses após o plantio. A colheita deve ser feita quando as folhas começam a amarelar, ou até no máximo um mês depois. Após este período as raízes tendem a ficar fibrosas e a ter um sabor desagradável. Em plantas mais velhas, apenas as raízes mais novas devem ser colhidas.
As folhas jovens podem ser consumidas cruas ou cozidas. As folhas mais velhas e as hastes das folhas (pecíolos) podem ser consumidas depois de cozidas.