Como plantar komatsuna

Komatsuna
komatsuna - imagem original: hortas.info - Licença Creative Commons

Brassica rapa var. perviridis

A komatsuna é uma verdura oriental que pode ser consumida tanto crua em saladas, quanto refogada ou cozida, ou adicionada a sopas e massas. A folha inteira pode ser consumida, incluindo os pecíolos (os talos), que são bastante suculentos.

A komatsuna é uma planta da mesma espécie que o nabo e outras hortaliças orientais como a couve-chinesa e a pak choi. Planta vigorosa e de crescimento rápido, quando bem desenvolvida pode ter folhas que ultrapassam os 30 cm de comprimento, atingindo cerca de 18 cm na linha de maior largura da folha.

Komatsuna-verde
Cultivar de komatsuna com folhas verdes - imagem original: hortas.info - Licença Creative Commons

Clima

A komatsuna prefere um clima ameno, embora possa suportar bem baixas temperaturas. Geralmente não cresce bem quando o clima está muito quente, mas há cultivares que suportam altas temperaturas sem maiores problemas, desde que não falte água para as plantas.

Luminosidade

Pode ser cultivada com iluminação solar direta ou em sombra parcial com boa luminosidade.

Komatsuna-vermelha
Cultivar de komatsuna com folhas vermelhas - imagem original: hortas.info - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo está na faixa de 6 a 6,5.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que fique encharcado. Esta hortaliça é bastante sensível à falta de água.

Muda de komatsuna
Muda de komatsuna com duas folhas verdadeiras e duas folhas cotiledonares - imagem original: hortas.info - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes podem ser semeadas no local definitivo da horta ou em sementeiras, vasos pequenos ou outros recipientes, com as mudas sendo transplantadas quando tiverem de 4 a 6 folhas verdadeiras. As sementes podem ser semeadas a aproximadamente 1 cm de profundidade. A germinação geralmente é rápida, ocorrendo normalmente em 4 a 10 dias.

O espaçamento recomendado pode ser de 15 a 20 cm entre as plantas. Para colher plantas jovens inteiras, com cerca de 10 cm de altura, o espaçamento pode ser de 5 cm entre as plantas. A komatsuna também pode ser facilmente cultivada em vasos e jardineiras.

Muda de komatsuna-vermelha
Muda de komatsuna-vermelha com duas folhas cotiledonares - imagem original: hortas.info - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Komatsuna cultivada em uma jardineira
As folhas da komatsuna podem ser consumidas em qualquer estágio de desenvolvimento. As folhas podem ser colhidas individualmente ou a planta pode ser cortada ou arrancada inteira. - imagem original: hortas.info - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita da komatsuna pode ser feita a qualquer momento, mas o ideal é que as plantas atinjam pelo menos 10 cm de altura antes da colheita, o que ocorre geralmente entre 30 e 60 dias após o plantio.

A colheita pode ser feita arrancando a planta inteira ou cortando a planta a uma altura de aproximadamente 2 ou 3 cm do solo, o que permite que a planta rebrote e uma nova colheita seja realizada (geralmente é possível fazer três colheitas). Para consumo próprio, as folhas podem ser colhidas quando necessário, cortando o pecíolo (o talo da folha) próximo a base da planta. Neste caso é possível colher folhas por vários meses.