Como plantar couve-rábano

Couve-rábano-roxa
Couve-rábano-roxa - imagem original: kirybabe - Licença Creative Commons

Brassica oleracea Grupo Gongylodes ou Brassica oleracea variedade gongylodes

As couves-rábanos são um grupo de cultivares de couve em que ocorre um espessamento do caule. Estes são colhidos quando ainda estão tenros, sendo consumidos principalmente cozidos. Há cultivares com caules brancos (verde-claros) e roxos.

Clima

A couve-rábano é uma hortaliça de clima ameno ou frio, crescendo melhor em temperaturas entre 18°C e 25°C. A planta pode suportar baixas temperaturas, mas também pode florescer precocemente se a temperatura ficar abaixo de 10°C.

Luminosidade

A couve-rábano necessita de boa luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

Couve-rábano em desenvolvimento
A couve-rábano é cultivada principalmente para o consumo de seu caule arredondado - imagem original: Till Westermayer - Licença Creative Commons

Solo

Plante em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo está entre 6,5 e 7,5.

Irrigação

A horta deve ser irrigada de forma a manter o solo úmido, sem que fique encharcado. A couve-rábano, quando já bem desenvolvida, é mais tolerante a falta de água do que outras couves.

Mudas de couve-rábano
Mudas de couve-rábano - imagem original: Glenn - Licença Creative Commons

Plantio

Semeie as sementes diretamente no local definitivo na horta. Também podem ser semeadas em sementeiras e transplantadas quando as mudas têm de 3 cm a no máximo 5 cm de altura, com duas folhas definitivas. Contudo, as mudas de couve-rábano são bastante sensíveis ao transplante, assim é necessário tomar cuidado ao manuseá-las e transplantar preferencialmente no fim da tarde ou em dias nublados.

A couve-rábano também pode ser cultivada com facilidade em vasos e jardineiras.

Plantação de couves-rábano
Horta com couves-rábano - imagem original: Maja Dumat - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Ervas invasoras devem ser retiradas com cuidado para não danificar as raízes da couve-rábano, pois o sistema radicular desta é relativamente pouco profundo.

Couve-rábano-branca
A couve-rábano pode ser colhida cerca de dois meses após o plantio, quando cultivada em condições ideais - imagem original: kathryn - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita da couve-rábano ou couve-nabo ocorre de 40 a 65 dias após a semeadura, variando conforme a cultivar plantada e as condições de cultivo. As folhas da couve-rábano também podem ser consumidas.

A colheita das cultivares tradicionais deve ser realizada antes que os caules globulares ultrapassem a cerca de 8 cm de diâmetro, pois eles começam a se tornar lenhosos quando crescem acima deste tamanho. Algumas cultivares modernas permanecem tenras quando ficam maiores.