Como plantar agrião

Agrião
Agrião - imagem original: Wendell Smith - Licença Creative Commons

Nasturtium officinale, também denominado Sisymbrium nasturtium-aquaticum e Rorippa nasturtium-aquaticum

O agrião d'água é uma planta semiaquática que pode atingir até 1,2 m de altura em seu ambiente natural. Fácil de cultivar, o agrião é uma hortaliça muito apreciada por seu sabor picante.

Agrião florescendo
Agrião florescendo - imagem original: Matt Lavin - Licença Creative Commons

Clima

O agrião ou agrião d'água é uma planta que prefere clima ameno (temperatura entre 10°C e 20°C). Em regiões com temperatura acima de 25°C a planta fica menor e pode florescer precocemente.

Luminosidade

O agrião necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas de sol direto diariamente. Em regiões de clima quente evite que a planta fique exposta ao sol nas horas mais quentes do dia.

Plantação de agrião
Cultivo de agrião em tanques - imagem original: Pterre - Licença Creative Commons

Onde cultivar

O agrião d'água, como seu nome indica, é uma planta semiaquática, e pode ser plantado em valas inundadas, terrenos encharcados, tanques, vasos e outros recipientes. A altura ideal da camada de água sobre o solo é de cerca de 2 a 5 cm, mas pode ser cultivado com maiores lâminas de água. Terrenos argilosos bem úmidos também podem ser utilizados para o cultivo. O solo deve ser fértil e a planta cresce melhor quando o pH é neutro ou levemente alcalino.

O plantio em vasos é muito fácil, colocando-se o vaso com terra em um recipiente mais largo contendo água fresca. Por suas características, o agrião também é uma hortaliça perfeita para o cultivo hidropônico.

Muito cuidado deve ser tomado para que a água não esteja contaminada com esgoto. Não adube com estrume. O risco do agrião se tornar um vetor para parasitas e doenças é muito alto se o solo ou a água estão contaminados.

Muda de agrião
Muda de agrião - imagem original: Tony Austin - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes podem ser semeadas em sementeiras e o transplante pode ser feito quando as plantas têm de 4 a 6 folhas. As sementes também podem ser semeadas diretamente no local definitivo, no solo úmido, porém sem uma camada de água sobre o solo. A taxa de germinação das sementes geralmente é relativamente baixa.

Outro método é plantar ramas de pelo menos 15 cm de comprimento, retiradas de plantas adultas ou de maços de agrião vendidos no comércio, que enraízam com facilidade quando parcialmente mergulhadas em um recipiente com água. As pontas e as folhas podem ser colhidas antes do plantio das ramas.

O espaçamento entre as plantas pode ser de 20 a 30 cm.

Agrião
As ramas do agrião enraízam e brotam facilmente se deixadas em um recipiente com água - imagem original: Pmh - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Quando plantado em tanques e valas inundadas, deve haver um leve fluxo constante da água para evitar problemas sanitários como a proliferação de mosquitos. Quando plantado em vasos e recipientes, a água deve ser trocada com frequência. Se o plantio é feito em canteiros, a irrigação deve ser pelo menos diária, de forma que a terra nunca deixe de estar bem úmida.

Colheita

A colheita pode ser feita de 60 a 80 dias depois da semeadura e de 40 a 50 dias no caso em que o plantio é feito com as ramas. As folhas bem desenvolvidas podem ser colhidas individualmente para uso imediato ou as ramas podem ser cortadas, deixando de 5 a 10 cm da rama na planta para que esta possa rebrotar. Podem ser feitas várias colheitas com intervalos de pelo menos um mês entre cada colheita.