Physalis philadelphica ou Physalis ixocarpa
O tomatillo, que também pode ser chamado de tomate-mexicano ou tomate-de-casca, é uma planta que pode ultrapassar a 1 m de altura. Seus frutos, parecidos com tomates pequenos, são envolvidos por uma cápsula de textura semelhante a papiro ou papel. São muito usados na cozinha mexicana, em molhos e em conservas, e podem ser consumidos fritos ou cozidos. Os frutos maduros são geralmente verdes, mas também há plantas com frutos de cor amarela e roxa.
Clima
O tomatillo cresce melhor em clima quente. A temperatura mínima recomendada para o cultivo é de 16°C.
Luminosidade
Cultive preferencialmente com luz solar direta. Contudo, esta planta é tolerante a sombra parcial, desde que haja uma boa luminosidade.
Solo
Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Embora não seja uma planta exigente quanto ao pH do solo, os melhores resultados são obtidos com um pH entre 6,5 e 7.
Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo úmido, mas sem que permaneça encharcado.
Plantio
As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, módulos, vasos, e outros recipientes, sendo que as mudas devem ser transplantadas quando estiverem com aproximadamente 10 cm de altura. Deixe as sementes a cerca de 1 cm de profundidade ou menos.
O espaçamento recomendado é de pelo menos 90 cm entre as linhas de plantio e de 45 a 90 cm entre as plantas.
Tratos culturais
São necessárias pelo menos duas plantas distintas para a formação dos frutos. As plantas são auto-incompatíveis, ou seja, não ocorre a fecundação em uma flor com o pólen da mesma planta.
Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.
Colheita
A colheita dos tomatillos verdes é feita quando o envoltório começa a se romper. Para os tomatillos de outras cores, a colheita pode ser feita quando o fruto estiver com a cor da variedade.