Como plantar aneto

Aneto ou endro
Aneto ou endro - imagem original: Nate Steiner - Licença Creative Commons

Anethum graveolens

O aneto, também conhecido como endro, é uma erva muito semelhante em aparência ao funcho ou erva-doce, mas que apresenta um sabor e um aroma diferente. Algumas cultivares são mais apropriadas para a colheita de suas folhas e outras mais apropriadas para a colheita de suas sementes. Tanto suas folhas quanto suas sementes são usadas como condimento em diversos tipos de receitas. O aneto também é usado para fins medicinais.

Aneto ou endro florescendo
Aneto florescendo - imagem original: Matt Lavin - Licença Creative Commons

Clima

Embora possa ser cultivado em uma ampla faixa de temperatura, normalmente o aneto ou endro é cultivado em regiões de clima subtropical ou de clima temperado. Em altas temperaturas a planta pode florescer precocemente e apresentar menor teor de óleo essencial. A faixa de temperatura ideal para o cultivo vai de 6°C a 26°C.

Ventos prejudicam as plantas, de forma que o local escolhido para o plantio deve ser bem protegido do vento.

Luminosidade

O aneto necessita de luz solar direta pelo menos algumas horas diariamente.

Aneto ou endro
O aneto ou endro cresce melhor em clima ameno, com solo úmido e luz solar direta o dia todo - imagem original: Jon Hancock - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo vai de 5,5 a 6,5.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que permaneça encharcado. Clima quente e solo seco induzem a planta a florescer precocemente.

Mudas de aneto ou endro
Mudas de aneto ou endro - imagem original: Sakura - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes devem ser semeadas de preferência no local definitivo, pois as raízes das mudas de endro ou aneto podem ser facilmente danificadas no transplante. Se semeadas em sementeiras, as mudas devem ser transplantadas assim que puderem ser manuseadas. As sementes devem ficar de 0,5 a 1 cm de profundidade no solo.

O espaçamento pode ser de 15 a 60 cm entre as linhas de plantio e de 10 a 15 cm entre as plantas. As plantas podem atingir a altura de 30 cm a 1,2 m, ou mesmo mais. As cultivares de menor tamanho podem ser cultivadas em vasos de tamanho médio ou grande.

O aneto ou endro não deve ser cultivado próximo ao funcho ou erva-doce, pois estas duas espécies intercruzam facilmente, e as plantas resultantes não apresentam boa qualidade de sabor e aroma.

Vaso com aneto ou endro
Os cultivares de aneto de porte pequeno podem ser cultivados em vasos - imagem original: jfh686 - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Colheita

A colheita das folhas pode começar aproximadamente em um ou dois meses após o plantio. As folhas podem ser colhidas quando necessário ou a planta inteira pode ser cortada, mas deixando pelo menos 10 cm do caule planta para que a planta possa rebrotar. A colheita das folhas individuais pode ser feita até a floração, mas colher as folhas pode prejudicar a produção de sementes. Se o objetivo é colher sementes, o ideal é que as folhas não sejam colhidas, ou que se colha pouco e esparsamente. As sementes são colhidas quando os frutos começam a ficar amarronzados.

As folhas podem ser deixadas para secar em local fresco e sombreado, mas as folhas frescas são consideradas mais saborosas.

Folha de aneto ou endro
Folha de aneto ou endro - imagem original: Eran Finkle - Licença Creative Commons