Raphanus sativus
O rabanete é uma hortaliça que possui cultivares europeias e cultivares orientais (para as cultivares orientais veja Como cultivar rábano). As cultivares europeias podem ser pequenas ou grandes, com raízes que podem ser redondas ou compridas. A cor externa das raízes pode ser vermelha, rosa, roxa, branca, verde, preta e amarela ou creme.
Clima
O rabanete geralmente cresce melhor entre 8°C e 20°C.
Luminosidade
O rabanete pode crescer sob sol direto ou em sombra parcial desde que a luminosidade seja alta.
Solo
Plante em solo fofo e sem pedras ou as raízes poderão ficar tortas e ramificadas, especialmente para as cultivares que têm raízes compridas. O solo deve ser rico em matéria orgânica, fértil, bem drenado e com pH acima de 5,5. O rabanete não precisa de solo rico em nitrogênio.
Irrigação
A planta necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve ficar encharcado. Nunca deixe o solo secar completamente.
Plantio
As sementes devem ser semeadas diretamente no local definitivo na horta.
O rabanete pode ser cultivado entre as linhas de outras hortaliças (especialmente as cultivares de rabanete de tamanho pequeno), como alface, cenoura, pepino, abobrinha, feijão-de-vagem, ervilha, espinafre, chicória e milho.
As cultivares pequenas podem ser cultivadas com facilidade em vasos e jardineiras. As cultivares de maior porte podem ser cultivadas em vasos que tenham um tamanho apropriado ao porte da cultivar.
Tratos culturais
Retire com cuidado as plantas invasoras que possam estar competindo por recursos e nutrientes.
Colheita
O início da colheita depende da cultivar plantada, mas geralmente se dá em 25 a 32 dias para as cultivares de pequeno porte, quando cultivadas em condições ideais. Estes rabanetes devem ser colhidos sem muito atraso, pois as raízes vão se tornando lenhosas e amargas. Cultivares maiores são geralmente colhidas de 60 a 80 dias após o plantio. Algumas cultivares de rabanetes são plantas anuais, enquanto outras são plantas bianuais.