Como plantar cominho

Cominho
Cominho - imagem original: Gusjer - Licença Creative Commons

Cuminum cyminum

O cominho, também chamado de cominho verdadeiro, é uma erva cujas sementes (na verdade frutos secos contendo a semente) são usadas como especiaria em vários tipos de alimentos, sendo também usadas para fins medicinais. Esta erva é normalmente bastante ramificada, com folhas em forma de fios finos, e pode atingir de 20 a 80 cm de altura. Suas sementes são frequentemente confundidas com as sementes da alcaravia, mas estas têm um sabor levemente diferente.

Clima

A faixa de temperatura ideal para o cultivo do cominho é de 10°C a 26°C, sendo que esta planta não suporta bem nem baixas temperaturas e nem clima muito quente e seco. Ventos fortes e chuvas pesadas podem causar danos para as plantas.

Luminosidade

Esta planta necessita de luz solar direta pelo menos por algumas horas diariamente.

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Embora possa tolerar solos mais ácidos, a faixa ideal de pH do solo é de 6,8 a 8,3.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo úmido, sem que fique encharcado. O solo pode quase secar antes que uma nova irrigação seja feita, porém mantenha o solo úmido se a temperatura ambiente estiver alta. Esta erva é sensível tanto a falta quanto ao excesso de água.

Plantio

As sementes podem ser semeadas no local definitivo ou em sementeiras, com as mudas sendo transplantadas quando estiverem grandes o bastante para serem manuseadas (5 a 10 cm de altura). As sementes podem ficar a aproximadamente 5 mm de profundidade. A germinação leva geralmente de 1 a 3 semanas, mas pode ser apressada deixando as sementes na água por 1 dia.

O espaçamento recomendado para o cultivo é de 40 cm entre as linhas de plantio e de 15 a 25 cm entre as plantas. O cominho também pode ser cultivado em vasos e jardineiras.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Colheita

A colheita pode ser feita geralmente de três a quatro meses após o plantio, quando as plantas começarem a secar e os frutos estiverem mudando de coloração. Corte ou arranque as plantas e deixe-as penduradas, invertidas, com um tecido ou recipiente abaixo para receber as sementes que se desprenderem, até que estejam completamente secas.