Como plantar segurelha

Segurelha-das-hortas ou segurelha-dos-jardins
Segurelha-das-hortas - imagem original: Karelj - Licença Creative Commons

Há várias espécies no gênero Satureja, conhecidas popularmente como segurelhas, que são ervas aromáticas usadas como tempero em diversos tipos de receitas culinárias. Estas plantas são também utilizadas como erva medicinal e algumas vezes como plantas ornamentais em jardins. Suas flores atraem abelhas e são uma boa fonte de alimento para elas. As duas espécies mais conhecidas e cultivadas no mundo são as seguintes:

Satureja hortensis - a segurelha-das-hortas ou segurelha-dos-jardins é uma planta anual que atinge normalmente de 10 a 40 cm de altura, com pequenas flores violetas ou branco-rosadas. É a segurelha mais apreciada, visto que tem um sabor mais delicado, sendo considerada ideal para todo tipo de receita.

Satureja montana - a segurelha-da-montanha é uma planta perene que pode atingir de 15 a 70 cm de altura, com pequenas flores brancas ou levemente rosadas. Suas folhas são mais estreitas que as da segurelha comum e seu sabor é mais forte, sendo normalmente usada em pratos como sopas, peixes, carnes e em pratos à base de feijão.

Outras espécies do gênero Satureja também são coletadas ou cultivadas para uso como erva culinária ou como erva medicinal, mas são geralmente muito menos conhecidas do que as duas espécies citadas acima.

Segurelha-das-hortas ou segurelha-dos-jardins
Segurelha-das-hortas ou segurelha-dos-jardins - imagem original: Markus Hagenlocher - Licença Creative Commons

Clima

A segurelha cresce melhor com temperaturas na faixa de 7°C a 26°C.

Luminosidade

Estas plantas necessitam de alta luminosidade e devem receber luz solar direta ao menos por 5 horas diariamente.

Segurelha-da-montanha
Segurelha-da-montanha - imagem original: Dezidor - Licença Creative Commons

Solo

O solo deve ser bem drenado, leve e moderadamente fértil, embora possam crescer mesmo em solos pobres. Estas plantas crescem melhor com um pH do solo na faixa de 6,7 a 7,3.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido quando as plantas são jovens. Quando estão bem desenvolvidas, pode-se deixar o solo secar superficialmente entre uma rega e outra, desde que a temperatura não esteja muito alta.

Folhas e flores da segurelha-das-hortas ou segurelha-dos-jardins
As flores da segurelha-das-hortas podem ser violetas ou branco-rosadas - imagem original: Karelj - Licença Creative Commons

Plantio

A segurelha-das-hortas é normalmente propagada a partir de sementes. Já a segurelha-da-montanha pode ser propagada por sementes, por divisão de plantas ou por estaquia.

As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta, ou em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal, fazendo o transplante das mudas em 4 a 7 semanas após a germinação. As sementes são pequenas e devem ser semeadas na superfície do solo, podendo ser cobertas com uma leve camada de terra peneirada ou de serragem fina. A germinação das sementes geralmente leva de uma a três semanas, mas pode ser demorada e levar mais tempo.

Para propagar a segurelha-da-montanha por estaquia, corte ramos e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo. Plante em vasos com terra mantida úmida até o enraizamento.

O espaçamento para a segurelha-das-hortas pode ser de 30 cm entre as plantas. Para a segurelha-da-montanha o espaçamento entre as plantas pode ser de 45 cm.

A segurelha pode ser cultivada facilmente em jardineiras e vasos.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

A segurelha-da-montanha é uma planta perene, mas as plantas devem ser divididas e replantadas a cada 3 ou 4 anos.

Folhas e flores da segurelha-da-montanha
As flores da segurelha-da-montanha são normalmente brancas, mas em algumas plantas as flores podem ser levemente rosadas - imagem original: Agnieszka Kwiecień - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida (com aproximadamente dois meses). A segurelha pode ser utilizada fresca ou seca. Colha folhas ou ramos frescos quando necessário. Colha os ramos para secagem quando a planta estiver começando a florescer, pois é neste momento que suas folhas apresentam o maior teor de óleos essenciais.