Como plantar orégano

Orégano
Orégano - imagem original: Aka Hige - Licença Creative Commons

Há algumas espécies no gênero Origanum que são conhecidas como orégano, sendo a espécie mais cultivada denominada Origanum vulgare. O orégano é uma planta perene que atinge de 20 cm a 80 cm de altura, e o sabor de suas folhas e flores pode variar muito com as condições em que é cultivado.

Ramo de Orégano
As folhas do orégano são muito usadas na culinária italiana - imagem original: FelinusNoir - Licença Creative Commons

Clima

O orégano é uma planta que cresce melhor em clima ameno ou em clima moderadamente quente, mas pode ser cultivado em uma faixa de temperaturas indo de 4°C a 32°C. O ideal é que a temperatura fique entre 21°C e 25°.

Luminosidade

O orégano necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente. Quanto mais luz solar receber, mais pungentes e aromáticas serão suas folhas.

Orégano Norton's Gold
Orégano 'Norton's Gold' - imagem original: Stickpen - Licença Creative Commons

Solo

O solo deve ser bem drenado e de preferência fértil, embora o orégano possa crescer mesmo em solos pobres. A planta é bastante tolerante quanto ao pH do solo, mas o ideal é que o pH esteja entre 6 e 8. A planta cresce melhor em um solo calcário.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Se as plantas estão bem desenvolvidas, não há problema se o solo secar superficialmente por um curto período entre uma rega e outra. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o orégano.

Mudas de orégano
Mudas de orégano - imagem original: missellyrh - Licença Creative Commons

Plantio

O orégano pode ser propagado por sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia, sendo estes dois últimos métodos os preferidos, uma vez que o plantio por sementes exige mais tempo para o crescimento das plantas e início da colheita.

As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta, ou podem ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal com aproximadamente 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro. Neste caso, as mudas de orégano são transplantadas quando têm 4 pares de folhas definitivas. A germinação das sementes geralmente ocorre em duas semanas.

Em locais onde o inverno não é rigoroso e a planta é cultivada como uma perene, as plantas formam touceiras lenhosas com raízes bastante emaranhadas. A cada 2 ou 3 anos, estas podem ser divididas e utilizadas para aumentar o número de plantas. A desvantagem é que plantas velhas geralmente produzem folhas que não são consideradas tão saborosas quando as folhas de plantas mais jovens.

O plantio por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis, é o método ideal, pois produz plantas que são idênticas a planta mãe e estas levam menos tempo para crescerem. Corte ramos com aproximadamente 15 cm de comprimento e remova as folhas deixando apenas as mais próximas da extremidade do ramo (deixe 3 ou 4 pares de folhas). Mergulhe a metade inferior do ramo em um recipiente com água até que surjam raízes e então plante no local definitivo.

O espaçamento entre as plantas de orégano pode ser geralmente de 30 cm, mas este valor pode variar com o tamanho do cultivar ou da espécie de orégano.

O orégano também pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Ramo de orégano
Em alguns locais o orégano não floresce, principalmente devido ao clima local - imagem original: Alden Chadwick - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas pode começar quando a planta estiver com pelo menos 20 cm de altura. Considera-se que as folhas tem o melhor sabor na época em que começam a surgir as flores. As flores também são utilizadas como condimento, e devem ser colhidas assim que abrem.

O sabor das folhas é mais forte quando estão secas, e esta é geralmente a maneira em que são usadas. As folhas frescas podem ser deixadas para secar em um local escuro, quente, seco, e que seja bem ventilado.

O orégano produz bem por 4 ou 5 anos se cultivado em clima adequado e em boas condições de cultivo.

Orégano secando
Ramos de orégano secando - imagem original: Ian Sommerville - Licença Creative Commons