Sonchus oleraceus
A serralha é uma hortaliça de sabor amargo, geralmente consumida cozida ou refogada. A serralha tem sementes que podem ser carregadas pelo vento a grandes distâncias, e sendo uma planta resistente e de rápido crescimento, tornou-se uma planta invasora, podendo ser encontrada com facilidade crescendo em plantações e mesmo em terrenos urbanos abandonados, em regiões que possuem um clima propício a ela, por todo o mundo.
Clima
A serralha cresce melhor em clima ameno, sem que haja extremos de temperatura.
Luminosidade
Deve ser cultivada recebendo iluminação solar direta pelo menos algumas horas por dia.
Solo
Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Esta planta é bastante tolerante quanto ao tipo de solo, mas o pH ideal do solo é de 5,5 a 6,5.
Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.
Plantio
As sementes podem ser semeadas no local definitivo da horta ou em canteiros, sementeiras e outros recipientes, a no máximo 1 cm de profundidade. O transplante das mudas é realizado quando estas tiverem pelo menos 4 folhas verdadeiras.
O espaçamento entre as plantas pode ser de aproximadamente 30 cm para se obter plantas com o melhor desenvolvimento, mas também pode ser utilizado um espaçamento menor. A serralha também pode ser cultivada facilmente em vasos e jardineiras.
Tratos culturais
Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.
A serralha é uma invasora comum em plantações e pastagens, mas em alguns casos pode ser tolerada, nem sempre havendo necessidade de ser retirada e podendo ainda servir como alimento tanto para humanos quanto para animais (porcos e ovelhas, por exemplo, apreciam muito essa erva). A serralha pode ser cultivada nas entrelinhas de outras culturas, como a da cebola, do tomate e do milho.
Colheita
A colheita da planta inteira pode ser feita em qualquer momento do ciclo de vida das plantas, mas preferencialmente antes da floração iniciar. A planta adulta pode rebrotar se apenas a parte aérea for colhida, sem arrancar as raízes.