Como plantar serralha

Serralha
Serralha - imagem original: Wildfeuer - Licença Creative Commons

Sonchus oleraceus

A serralha é uma hortaliça de sabor amargo, geralmente consumida cozida ou refogada. A serralha tem sementes que podem ser carregadas pelo vento a grandes distâncias, e sendo uma planta resistente e de rápido crescimento, tornou-se uma planta invasora, podendo ser encontrada com facilidade crescendo em plantações e mesmo em terrenos urbanos abandonados, em regiões que possuem um clima propício a ela, por todo o mundo.

Serralha
A serralha pode ser encontrada crescendo naturalmente junto a muros, construções, terrenos abandonados, plantações e pastagens, em locais de clima ameno ou de clima moderadamente quente de todo o mundo - imagem original: Carol - Licença Creative Commons

Clima

A serralha cresce melhor em clima ameno, sem que haja extremos de temperatura.

Luminosidade

Deve ser cultivada recebendo iluminação solar direta pelo menos algumas horas por dia.

Serralha
A serralha cresce bem em locais ensolarados e úmidos - imagem original: Wildfeuer - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Esta planta é bastante tolerante quanto ao tipo de solo, mas o pH ideal do solo é de 5,5 a 6,5.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado.

Plantio

As sementes podem ser semeadas no local definitivo da horta ou em canteiros, sementeiras e outros recipientes, a no máximo 1 cm de profundidade. O transplante das mudas é realizado quando estas tiverem pelo menos 4 folhas verdadeiras.

O espaçamento entre as plantas pode ser de aproximadamente 30 cm para se obter plantas com o melhor desenvolvimento, mas também pode ser utilizado um espaçamento menor. A serralha também pode ser cultivada facilmente em vasos e jardineiras.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

A serralha é uma invasora comum em plantações e pastagens, mas em alguns casos pode ser tolerada, nem sempre havendo necessidade de ser retirada e podendo ainda servir como alimento tanto para humanos quanto para animais (porcos e ovelhas, por exemplo, apreciam muito essa erva). A serralha pode ser cultivada nas entrelinhas de outras culturas, como a da cebola, do tomate e do milho.

Flores e sementes de serralha
Inflorescências e sementes de serralha. As sementes são facilmente dispersadas pelo vento - imagem original: John Tann - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita da planta inteira pode ser feita em qualquer momento do ciclo de vida das plantas, mas preferencialmente antes da floração iniciar. A planta adulta pode rebrotar se apenas a parte aérea for colhida, sem arrancar as raízes.