Como plantar coentro

Coentro
Coentro - imagem original: Henrique Pinto - Licença Creative Commons

Coriandrum sativum

O coentro é uma erva aromática anual que pode chegar a quase 1 m de altura quando floresce. Seus frutos arredondados (esquizocarpos) são geralmente chamados de “sementes”, mas são formados por dois frutículos ou carpelos, cada um contendo uma semente. Tanto as folhas quanto os frutos secos são utilizados na culinária como tempero. As folhas mais jovens têm um sabor mais suave que as folhas mais velhas, que normalmente têm um sabor bastante forte.

Clima

O coentro pode ser cultivado em uma ampla variedade de climas, embora não suporte temperaturas baixas. A maioria das cultivares de coentro cresce melhor se cultivadas em regiões de clima quente.

Luminosidade

O coentro pode ser cultivado em lugares ensolarados ou em sombra parcial com alta luminosidade. No entanto, plantas que crescem em pleno sol geralmente têm mais sabor e aroma que as cultivadas em sombra parcial.

Vaso com coentro
O coentro pode ser cultivado em vasos e jardineiras - imagem original: Kel and Val - Licença Creative Commons

Solo

Cultive o coentro de preferência em solo bem drenado, moderadamente fértil, rico em matéria orgânica. O coentro é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, produzindo folhas com melhor sabor e com mais aroma se cultivado em solos não muito férteis.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido quando a planta é jovem, sem que o solo permaneça encharcado. Quando a planta atingir um bom desenvolvimento, as regas devem ser mais espaçadas, permitindo que o solo seque ligeiramente entre uma rega e outra.

Mudas de coentro
Mudas de coentro - imagem original: Henrique Pinto - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes de coentro podem ter baixa taxa de germinação e podem demorar a germinar. Deixar as sementes de molho em água de 1 a 3 dias pode ajudar na germinação. Temperaturas em torno de 27°C também ajudam a melhorar a taxa de germinação.

Plante as sementes no local definitivo na horta, a até 1 cm de profundidade. O coentro não suporta bem o transplante, mas ainda assim pode ser plantado em copos feitos de papel jornal ou saquinhos de plástico e suas mudas transplantadas com cuidado, sem mexer muito com a raiz, ou seja, retirando o recipiente e deixando o torrão de terra intacto com a muda.

O coentro pode ser cultivado em vasos e jardineiras, de preferência com pelo menos 30 cm de profundidade, pois a planta tem uma longa raiz primária. Se cultivado em vasos menores, terá seu desenvolvimento bastante limitado.

Flores do coentro
Flores de coentro - imagem original: yoppy - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por recursos e nutrientes.

Coentro
O coentro pode atingir 1 m de altura - imagem original: Jonathan Brodsky - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas do coentro pode começar de 30 a 70 dias depois da germinação. Colha a planta inteira ou colha apenas as folhas mais externas quando são necessárias, procurando não retirar mais do que um terço das folhas para não enfraquecer muito a planta.

Para a colheita das sementes, os frutos podem ser colhidos quando estão amarelados ou quase secos, colocando estes em um recipiente que deve estar em local bem ventilado e na sombra, para terminarem de secar.

O coentro é uma planta anual.