Como plantar manjerona

Manjerona
Manjerona - imagem original: Raul654 - Licença Creative Commons

Origanum majorana

A manjerona é uma planta perene que atinge de 30 cm a 60 cm de altura, e é muito apreciada como erva culinária. De aparência similar ao orégano, a manjerona tem um sabor mais suave e delicado.

Clima

A manjerona é uma planta que cresce melhor em clima ameno ou quente, não suportando bem temperaturas abaixo de 10°C.

Luminosidade

A manjerona deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente. A manjerona terá mais aroma e melhor sabor se for cultivada em pleno sol o dia todo.

Manjerona
A manjerona pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, desde que este seja bem drenado - imagem original: Rhonda Fleming Hayes - Licença Creative Commons

Solo

O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A planta cresce melhor em solos calcários de pH levemente alcalino ou neutro, mas é bastante tolerante quanto ao pH e o tipo de solo.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido levemente úmido. Tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam a manjerona.

Muda de manjerona
Muda de manjerona - imagem original: Stacy Spensley - Licença Creative Commons

Plantio

A manjerona pode ser cultivada a partir de sementes ou por estaquia. As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta, ou podem ser semeadas em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos de papel jornal com aproximadamente 10 cm de altura e 5 cm de diâmetro, a não mais do que 0,5 cm de profundidade. As mudas de manjerona são transplantadas quando ficam grandes o bastante para serem manuseadas sem sofrer danos. A germinação das sementes geralmente leva de duas a quatro semanas.

O plantio por estaquia, ou seja, por ramos cortados de plantas adultas saudáveis, é feito cortando ramos com pelo menos 10 cm de comprimento. Cerca de dois terços do comprimento do ramo devem ficar enterrados no solo úmido. O ideal é plantar os ramos em vasos mantidos em local fresco e bem iluminado, mas sem luz solar direta, até que as mudas tenham enraizado bem.

O espaçamento entre as plantas pode ser geralmente de 20 cm, com 30 a 40 cm entre as linhas de plantio.

A manjerona também pode ser cultivada facilmente em jardineiras e vasos de tamanho médio ou grande.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e outros recursos.

Ramo de manjerona
Colha as folhas individualmente ou corte ramos a mais de 10 cm de solo - imagem original:Dobromila - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas da manjerona pode começar a partir de 60 a 90 dias após o plantio. Colha as folhas individualmente quando necessário ou colha os ramos acima de 10 cm do solo, para permitir que a planta rebrote. As flores também são utilizadas como condimento, e devem ser colhidas assim que se abrem.

As folhas e flores frescas podem ser deixadas para secar em um local escuro, seco e que seja bem ventilado. As folhas e flores secas têm sabor mais intenso que as frescas.

A manjerona produz bem por 2 ou 3 anos (ou mesmo mais) se cultivada em condições adequadas. Em regiões de inverno frio, a planta é cultivada como uma anual.