Como plantar funcho

Funcho-de-cabeça
Funcho-doce-de-florença - imagem original: Nick Saltmarsh - Licença Creative Commons

Foeniculum vulgare

O funcho, também conhecido como erva-doce, é uma planta utilizada como erva aromática e como erva medicinal. Também possui um grupo de cultivares (Foeniculum vulgare Grupo Azoricum, sin. Foeniculum vulgare var. azoricum), algumas vezes chamados de funcho-de-florença, funcho-doce-de-florença, funcho-doce ou ainda erva-doce-de-cabeça, mas geralmente denominados apenas como funcho, cujos talos das folhas são utilizados como verdura (são chamados incorretamente de bulbo do funcho, pois são os pecíolos e bainhas das folhas), sendo consumidos crus ou cozidos em saladas e outros pratos. Para distinguir do funcho-de-florença ou da erva-doce-de-cabeça, qualquer outra cultivar de funcho é por vezes denominada funcho medicinal.

Clima

O funcho ou erva-doce pode ser cultivado em diversas regiões climáticas, mas as melhores condições são encontradas em regiões de clima ameno ou moderadamente quente. A planta pode sobreviver a uma geada leve.

Luminosidade

O funcho necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

Funcho ou erva-doce
Muda de funcho ou erva-doce recém-germinada - imagem original: Stacy Spensley - Licença Creative Commons

Solo

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica. A planta é tolerante quanto ao pH do solo, mas não cresce bem em solos muito ácidos.

Irrigação

Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido sempre úmido, sem que permaneça encharcado. A falta de água pode induzir a planta a florescer precocemente.

Muda de funcho ou erva-doce
Muda de funcho ou erva-doce recém-germinada - imagem original: Stacy Spensley - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta ou podem ser semeadas em sementeiras e transplantadas quando têm de 10 a 15 cm de altura. Ao escolher o local de plantio, leve em conta que a planta é perene e pode sobreviver por vários anos neste local, podendo atingir até dois metros de altura, dependendo da cultivar.

Por outro lado, é melhor que as sementes do funcho-de-florença ou da erva-doce-de-cabeça (Foeniculum vulgare Grupo Azoricum) sejam semeadas diretamente no local definitivo, pois este grupo de cultivares não suporta bem o transplante. Se semeada em sementeiras, faça o transplante com a planta bem jovem, quando as mudas têm no máximo 4 folhas. O espaçamento recomendado para o funcho-de-florença é de 25 a 30 cm entre as plantas.

O plantio em vasos e jardineiras não é o procedimento mais recomendado, pois o funcho tem um sistema radicular que atinge uma grande profundidade, mas ainda assim é possível cultivá-lo em vasos grandes, com pelo menos 30 cm de profundidade.

Não cultive funcho próximo a aneto ou endro (Anethum graveolens), pois estas espécies intercruzam, e as plantas resultantes deste cruzamento normalmente não são consideradas satisfatórias em termos de produtividade ou de sabor e aroma.

Folhas do funcho
O funcho é uma erva perene. Suas folhas podem chegar a 40 cm de comprimento - imagem original: Amanda Slater - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos, especialmente nos primeiros meses de cultivo.

Especificamente para o funcho-de-florença ou a erva-doce-de-cabeça, terra pode ser amontoada junto as plantas duas ou três semanas antes da colheita, mas sem cobrir a gema apical de onde surge as novas folhas, para que a base das folhas fique mais branca e com sabor mais suave.

Funcho-de-florença ou erva-doce-de-cabeça
Funcho de florença, funcho doce ou erva-doce de cabeça - imagem original: nociveglia - Licença Creative Commons

Colheita

A época da colheita das folhas de funcho ou erva-doce pode começar quando a planta está bem desenvolvida, o que varia com a cultivar plantada e as condições de cultivo. Se o objetivo é colher as sementes, o ideal é que as folhas não sejam retiradas até a colheita das sementes. Assim, se você quer folhas e sementes, o ideal é que sejam cultivadas plantas para colher as folhas e outras plantas para colher as sementes.

Para o funcho-de-florença ou a erva-doce-de-cabeça, a colheita pode ser realizada em 80 a 100 dias após o plantio. A planta deve ser colhida antes que surjam as inflorescências, senão elas podem se tornar amargas. Corte a planta a cerca de 2,5 cm do solo (retire a terra que foi amontoada junto as plantas primeiro). Cortar aproximadamente nesta altura permitirá que a planta rebrote, possibilitando uma nova colheita, desta vez de pequenas folhas. O funcho-de-florença é cultivado como uma planta anual, embora também seja perene.