Como plantar agrião-da-terra

Agrião-da-terra
Agrião-da-terra - imagem original: hortas.info - Licença Creative Commons

Barbarea verna

O agrião-da-terra, também chamado de erva-de-santa-bárbara, é uma pequena planta cujas folhas lembram em forma e sabor as folhas do agrião-da-água. Quando floresce, esta planta atinge de 30 a 90 cm de altura, mas durante seu período útil de cultivo geralmente não ultrapassa os 15 cm de altura. Suas folhas têm um agradável sabor e podem ser consumidas cruas em saladas e sanduiches, ou podem ser utilizadas em sopas e outras receitas culinárias.

Agrião-da-terra
O agrião-da-terra pode ser cultivado em solo úmido e bem drenado, não sendo necessária tanta água quanto para o cultivo do agrião-da-água - imagem original: hortas.info - Licença Creative Commons

Clima

Prefere um clima ameno, crescendo melhor em temperaturas abaixo de 20°C. Em temperaturas muito elevadas as folhas se tornam mais rijas e são menos saborosas.

Luminosidade

Pode ser cultivada com iluminação solar direta em clima ameno. Em climas mais quentes, cultive em sombra parcial com uma boa luminosidade.

Mudas de agrião-da-terra
O agrião-da-terra cresce melhor em um clima ameno ou moderadamente frio - imagem original: hortas.info - Licença Creative Commons

Solo

Embora seja tolerante quanto ao solo, cresce melhor em um solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. O pH do solo pode variar de 4,5 a 7,5.

Irrigação

O agrião-da-terra é muito sensível a falta de água, mas por outro lado não suporta terrenos inundados como o agrião-da-água. Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, mas sem que fique encharcado.

Mudas de agrião-da-terra
Mudas de agrião-da-terra - imagem original: hortas.info - Licença Creative Commons

Plantio

Uma vez que esta planta cresce rápido, suas sementes devem ser semeadas no local definitivo da horta, posteriormente retirando o excesso de plantas para atingir o espaçamento adequado. As sementes podem ser semeadas a aproximadamente 0,5 cm de profundidade. A germinação é irregular, as sementes podem germinar em menos de uma semana, mas também podem permanecer dormentes por um longo período (até mesmo por anos).

O espaçamento pode ser de 10 a 20 cm entre as plantas. O agrião-da-terra também pode ser facilmente cultivado em vasos e jardineiras.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Colheita

A colheita das folhas do agrião-da-terra pode ser feita a qualquer momento, mas geralmente é melhor iniciar a partir de 60 a 80 dias após o plantio, quando as plantas se encontram bem desenvolvidas. As folhas podem ser colhidas individualmente quando necessário, até que a planta comece a florescer, pois então suas folhas podem se tornar amargas.