Como plantar cebola-do-egito

Cebola-do-egito ou cebola-andante
Cebola-do-egito ou cebola-andante - imagem original: Aly1963 - Licença Creative Commons

Allium ×proliferum

A cebola-do-egito, que também pode ser conhecida como cebola-andante, cebola-caminhante, cebola-andante-egípcia ou cebola-de-árvore, é um híbrido natural da cebola comum e da cebolinha-verde. Esta planta perene pode atingir de 60 a 120 cm de altura, e produz bulbilhos nas extremidades das hastes florais (escapos) que normalmente têm entre 0,5 cm e 3 cm de diâmetro. Também forma bulbos como a cebola comum, e as folhas e os pseudocaules jovens também podem ser consumidos. Os bulbos e bulbilhos têm um sabor mais forte que o sabor da cebola comum, podendo ser usados da mesma maneira que esta.

Cebola-do-egito ou cebola-andante
A cebola-do-egito é um híbrido natural resultante do cruzamento da cebolinha-verde e da cebola comum - imagem original: Dave Bonta - Licença Creative Commons

Clima

Pode ser cultivada tanto em clima temperado quanto em clima subtropical ou tropical, embora cresça melhor em temperaturas amenas. Esta planta pode sobreviver a invernos rigorosos, rebrotando quando a temperatura volta a subir na primavera.

Luminosidade

Cultive com iluminação solar direta. Esta planta precisa receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

Bulbo da cebola-do-egito ou cebola-andante
Além dos bulbilhos, o bulbo da cebola-do-egito, o pseudocaule e as folhas também podem ser consumidos - imagem original: Eunice - Licença Creative Commons

Solo

Esta planta é bastante tolerante quanto ao solo, mas o ideal é que seja bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7.

Irrigação

Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.

Bulbilhos da cebola-do-egito ou cebola-de-árvore
Os bulbilhos que se formam no lugar das flores podem ser usados para propagar as plantas - imagem original: Aly1963 - Licença Creative Commons

Plantio

A cebola-do-egito ou cebola-andante não é cultivada normalmente a partir de sementes, pois é um híbrido, assim a propagação é realizada com o plantio dos bulbilhos ou pela divisão das touceiras.

Os bulbilhos podem ser plantados a cerca de 2 cm de profundidade, em qualquer época do ano em regiões onde o inverno é ameno. Em regiões de inverno rigoroso, o plantio pode ser feito na primavera ou no verão.

As touceiras de plantas mais desenvolvidas também podem ser divididas, com a separação dos rebentos laterais para o plantio.

O espaçamento pode ser de 25 cm ou mais entre as linhas de plantio, e 15 a 25 cm entre as plantas.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

A cebola-do-egito é uma planta perene e pode produzir por muitos anos sem necessidade de replantio. Entretanto, com o passar dos anos pode necessário diminuir a densidade de plantas por área e dividir as touceiras para melhorar a produtividade.

As hastes florais se curvam com o peso dos bulbilhos, permitindo que cheguem ao solo, desta forma propagando a planta naturalmente. É graças a esta característica que esta planta recebe os nomes populares de cebola-andante ou cebola-caminhante. Caso não se deseje que as plantas se espalhem, todos os bulbilhos devem ser colhidos.

Bulbilhos da cebola-do-egito ou cebola-andante
Os bulbilhos da cebola-do-egito têm um sabor bastante forte, sendo especialmente adequados para conservas - imagem original: Eunice - Licença Creative Commons

Colheita

A cebola-do-egito ou cebola-andante geralmente não produz hastes florais e bulbilhos no primeiro ano de plantio, embora seja possível colher o bulbo que se desenvolve na base da planta, arrancando a planta inteira.

Os bulbilhos são colhidos no verão ou no outono, dependendo da variedade cultivada e das condições locais de cultivo. Eles devem ser colhidos antes que comecem a brotar para serem armazenados. Muitas vezes os bulbilhos começam a brotar antes mesmo da haste se curvar e chegarem ao solo.

As folhas podem ser colhidas e usadas como as folhas das cebolinhas. No entanto, a colheita regular das folhas pode diminuir a produção de bulbilhos.