Raphanus sativus var. longipinnatus
O rábano é erroneamente conhecido como nabo japonês, nabo chinês ou nabo comprido, pois não é realmente um nabo, e sim uma variedade asiática do rabanete. Algumas vezes é chamado de daikon, que é o seu nome na língua japonesa (大根), cujo significado literal é "grande raiz".
Clima
O rábano pode ser cultivado em regiões onde a temperatura média permanece abaixo de 27°C, sendo que o intervalo ideal de temperatura está entre 10°C e 20°C. Algumas cultivares suportam bem temperaturas mais altas.
Luminosidade
O rábano pode ser cultivado com luz solar direta ou em sombra parcial com alta luminosidade.
Solo
Cultive em solo bem drenado, leve, sem pedras e outros detritos, fértil e rico em matéria orgânica.
Irrigação
Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.
Plantio
Semeie as sementes diretamente no local definitivo da horta. O Rábano pode ser cultivado em vasos, desde que estes tenham tamanho suficiente para as raízes se desenvolverem completamente.
Tratos culturais
Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.
Pode-se amontoar terra regularmente junto as plantas, de forma que a raiz não fique exposta a luz solar, o que poderia induzir a produção de clorofila e deixaria a parte exposta esverdeada.
Colheita
A colheita do rábano pode ocorrer de 50 a 80 dias após o plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo, mas a planta pode ser deixada no solo a crescer até que sua colheita seja necessária.