Como plantar rábano

Rábano ou daikon
Rábano ou daikon - imagem original: JK Werner - Licença Creative Commons

Raphanus sativus var. longipinnatus

O rábano é erroneamente conhecido como nabo japonês, nabo chinês ou nabo comprido, pois não é realmente um nabo, e sim uma variedade asiática do rabanete. Algumas vezes é chamado de daikon, que é o seu nome na língua japonesa (大根), cujo significado literal é "grande raiz".

Plantação de rábano ou daikon
Plantação de rábano ou daikon - imagem original: Hajime NAKANO - Licença Creative Commons

Clima

O rábano pode ser cultivado em regiões onde a temperatura média permanece abaixo de 27°C, sendo que o intervalo ideal de temperatura está entre 10°C e 20°C. Algumas cultivares suportam bem temperaturas mais altas.

Luminosidade

O rábano pode ser cultivado com luz solar direta ou em sombra parcial com alta luminosidade.

Rábano ou daikon
O solo para o cultivo do rábano ou daikon não deve conter pedras e outros detritos que possam atrapalhar o crescimento da raiz - imagem original: Social Geek - Licença Creative Commons

Solo

Cultive em solo bem drenado, leve, sem pedras e outros detritos, fértil e rico em matéria orgânica.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado.

Plantio

Semeie as sementes diretamente no local definitivo da horta. O Rábano pode ser cultivado em vasos, desde que estes tenham tamanho suficiente para as raízes se desenvolverem completamente.

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Pode-se amontoar terra regularmente junto as plantas, de forma que a raiz não fique exposta a luz solar, o que poderia induzir a produção de clorofila e deixaria a parte exposta esverdeada.

Rábano ou daikon
O rábano ou daikon é parecido com um nabo grande, mas é na realidade uma variedade de rabanete - imagem original: Dom Pates - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita do rábano pode ocorrer de 50 a 80 dias após o plantio, dependendo da cultivar e das condições de cultivo, mas a planta pode ser deixada no solo a crescer até que sua colheita seja necessária.

Rábano ou daikon de Sakurajima
O rábano ou daikon de Sakurajima é a maior cultivar, podendo chegar a 50 cm de diâmetro e pesar até 45 Kg - imagem original: kobakou - Licença Creative Commons