Como plantar beldroega

Beldroega
Beldroega - imagem original: Maderibeyza - Licença Creative Commons

Portulaca oleracea

A beldroega, também conhecida como beldroega-comum, beldroega-das-hortas e verdolaga, é uma planta de origem incerta que atualmente cresce espontaneamente em grande parte do mundo. Suas folhas suculentas e seus ramos podem ser consumidos crus em saladas ou em pratos cozidos, refogados ou assados. É apreciada em sopas por ter propriedades mucilaginosas, agindo assim como um espessante. Também é usada como erva medicinal.

Os ramos e folhas são muito nutritivos, sendo a verdura mais rica em ácidos graxos ômega-3 que se tem conhecimento. No entanto, também contêm ácido oxálico e assim não deve ser consumida em grande quantidade. O sabor da beldroega é acidulado, mas este pode variar com as condições de cultivo e a hora em que os ramos são colhidos. Em condições de baixa disponibilidade de água e/ou altas temperaturas, a beldroega muda suas vias metabólicas normais para o metabolismo ácido das crassuláceas, que consiste basicamente em absorver o dióxido de carbono durante a noite e armazená-lo como ácido málico até a incidência da luz solar durante o dia, quando o ácido málico vai sendo metabolizado em glicose. Desta forma, plantas crescendo nestas condições apresentam um sabor mais ácido se colhidas no início da manhã e menos ácido se colhidas no fim da tarde.

As sementes também podem ser consumidas cruas ou cozidas, mas são muito pequenas. As sementes também podem ser moídas e adicionadas a uma farinha de cereal.

Há várias variedades naturais e cultivadas de beldroega, incluindo cultivares que são utilizadas como plantas ornamentais.

Beldroega com flores
A beldroega tem sido cultivada por alguns milhares de anos - imagem original: Jason Hollinger - Licença Creative Commons

Clima

Esta é uma planta adaptada a diversas condições climáticas, crescendo bem na faixa de temperatura que vai de 15°C a 35°C. Não suporta temperaturas muito baixas e geadas.

Luminosidade

Necessita de iluminação solar direta.

Beldroega crescendo naturalmente entre um piso e uma parede
A beldroega pode ser encontrada crescendo espontaneamente em muitos lugares. No entanto, na maioria das vezes as plantas cultivadas em condições adequadas têm melhor sabor e melhor aparência que as plantas que crescem naturalmente - imagem original: Nuuuuuuuuuuul - Licença Creative Commons

Solo

Pode ser cultivada em qualquer tipo de solo, mesmo solos pesados e compactados. Porém, o ideal é um solo bem drenado, leve, profundo, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 7.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Quando bem desenvolvida pode suportar períodos de seca, mas os ramos e as folhas terão melhor qualidade e sabor se não faltar água.

Sementes de beldroega
As sementes da beldroega são pequenas, mas cada planta pode produzir um grande número delas - imagem original: Loasa - Licença Creative Commons

Plantio

O plantio é feito por sementes. Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras, saquinhos para mudas ou copinhos de papel, transplantando quando as mudas tiverem de 4 a 6 folhas verdadeiras. As sementes devem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem fina.

O espaçamento recomendado varia de 30 a 80 cm entre as linhas de plantio e de 25 a 40 cm entre as plantas, dependendo do porte da variedade cultivada e das condições de cultivo.

A beldroega também pode ser cultivada facilmente em vasos.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

A beldroega pode ser uma planta invasora difícil de ser erradicada, pois cada planta pode produzir um grande número de pequenas sementes e estas podem permanecer viáveis por mais de uma década. Contudo, muitas vezes é também considerada uma invasora benéfica em plantações, por ser considerada uma planta companheira para várias outras.

Cultivar ornamental de beldroega
Cultivar ornamental de beldroega - imagem original: Malcolm Manners - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita dos ramos e folhas da beldroega pode ser feita a partir de 60 a 80 dias após o plantio. Retire os ramos ou folhas individualmente quando necessário ou colha mensalmente, cortando os ramos aproximadamente 10 cm acima do solo.