Como plantar quiabo

Quiabo
Quiabo - imagem original: Bob Richmond - Licença Creative Commons

Abelmoschus esculentus

O quiabo, também conhecido como gombô, é uma planta perene de origem incerta (sul da Ásia, Etiópia ou África ocidental) mas que é normalmente cultivada como uma anual. Geralmente atinge de um a dois metros de altura, e seus frutos imaturos, que são cápsulas que contêm grandes sementes redondas, são consumidos cozidos ou fritos.

Essas vagens, quando picadas e aquecidas, liberam uma substância viscosa mucilaginosa muitas vezes conhecida como baba do quiabo, que algumas pessoas apreciam e outras não. Para diminuir a quantidade de mucilagem, as vagens inteiras podem ser fritas rapidamente, ou podem ser cozidas com a adição de ingredientes ácidos como suco de limão, vinagre ou tomates. Sua adição a sopas e caldos age como um espessante natural destes pratos.

São também comestíveis as folhas e os cálices das flores, sendo geralmente consumidos cozidos. Algumas variedades cultivadas que têm folhas glabras (sem pelos) também podem ser consumidas cruas. As sementes obtidas de frutos maduros podem ser consumidas cozidas em sopas e outros pratos. Também podem ser utilizadas para a extração de óleo, e torradas e moídas podem ser utilizadas como um substituto sem cafeína para o café.

Clima

O quiabo é cultivado principalmente em regiões tropicais, crescendo bem apenas em temperaturas acima de 20°C. Em regiões sujeitas a temperaturas mais baixas, o quiabo pode ser cultivado em estufas agrícolas.

Luminosidade

A planta necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas diárias de luz solar direta.

Quiabeiros com flor
O quiabeiro tem flores grandes e vistosas - imagem original: Seth Vidal - Licença Creative Commons

Solo

Cultive o quiabo em solo fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica. O pH ideal do solo está entre 6,0 a 6,5.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. Plantas adultas são relativamente tolerantes a curtos períodos de seca.

Muda de quiabo
Muda de quiabo - imagem original: Wei Tchou - Licença Creative Commons

Plantio

Deixe as sementes em um recipiente com água por um dia para apressar a germinação, que ocorre então em aproximadamente uma semana. Sementes semeadas diretamente podem levar mais de três semanas para germinar.

O plantio pode ser realizado diretamente no local definitivo ou as sementes podem ser semeadas em pequenos vasos, copos de plástico ou saquinhos, e transplantadas quando atingem de 10 a 15 cm de altura.

Quiabeiros
Quiabeiros ainda jovens- imagem original: shoelessruth - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Alguns horticultores realizam podas para promover a ramificação ou para revigorar o quiabeiro. Outros horticultores não realizam nenhum tipo de poda.

Dependendo da cultivar e das condições ambientais, o quiabeiro pode ultrapassar os 2 metros de altura.

Quiabo vermelho
Cultivar de quiabo vermelho - imagem original: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita dos quiabos normalmente começa entre 60 a 80 dias depois do plantio, e pode continuar por alguns meses em boas condições de cultivo.

O quiabo deve ser colhido quando está bem desenvolvido, mas ainda tenro, com uma tonalidade brilhante, o que ocorre geralmente 6 ou 7 dias depois da polinização e início da formação do fruto. Maduro, o quiabo pode se tornar fibroso.