Como plantar espinafre-da-nova-zelândia

Espinafre-da-nova-zelândia
Espinafre-da-nova-zelândia - imagem original: Anna - Licença Creative Commons

Tetragonia tetragonioides, anteriormente denominado Tetragonia expansa

O espinafre-da-nova-zelândia é uma verdura originária da Oceania, tendo sido utilizado como fonte de vitamina C pelos navegadores ingleses em suas viagens pela região durante o século XVIII. Mais apropriado para cultivo em regiões de clima tropical que o espinafre-verdadeiro, o espinafre-da-nova-zelândia tem folhas e pontas de ramos nutritivos que são geralmente consumidos cozidos tal como o espinafre, mas que também contêm uma grande concentração de oxalatos, devendo portanto ser consumido com moderação.

Clima

O espinafre-da-nova-zelândia pode ser cultivado em uma faixa de temperaturas que vai de 16°C (melhor se for acima de 20°C) a 30 - 35°C. Esta planta não suporta baixas temperaturas e geadas.

Luminosidade

O espinafre-da-nova-zelândia necessita de alta luminosidade e deve receber luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente. Em regiões muito quentes (30°C ou mais), a planta pode se beneficiar se receber alguma sombra nas horas mais quentes do dia.

Espinafre-da-nova-zelândia
O espinafre-da-nova-zelândia é uma planta muito resistente e fácil de cultivar - imagem original: John Tann - Licença Creative Commons

Solo

O solo deve ser bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica. A planta é tolerante quanto ao pH do solo, mas cresce melhor quando o pH está entre 6,0 e 7,0.

Irrigação

Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido úmido, sem que permaneça encharcado. Esta planta é resistente a curtos períodos de seca, mas cresce melhor se não falta água.

planta jovem de espinafre-da-nova-zelândia
O espinafre-da-nova-zelândia pode ser semeado no local definitivo, ou em sementeiras e vasos e depois transplantados - imagem original: mbalazs2 - Licença Creative Commons

Plantio

As sementes (na verdade frutos secos) podem ser semeadas diretamente no local definitivo da horta. Deixar as sementes de molho na água por 1 dia pode apressar a germinação, que geralmente é demorada (entre 2 semanas a 3 meses ou mais).

As sementes também podem ser semeadas em sementeiras ou pequenos vasos, com as mudas sendo transplantadas quando têm de 4 a 6 folhas verdadeiras.

Embora o espinafre-da-nova-zelândia também possa ser propagado por pedaços de ramos, que enraízam com facilidade quando parcialmente submersos em água, é raro encontrar alguém que use este método de plantio, mesmo em regiões de clima quente onde pode ser cultivado por todo o ano.

O espinafre-da-nova-zelândia pode ser cultivado facilmente em jardineiras e vasos grandes.

Tratos culturais

Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

Ramo de espinafre-da-nova-zelândia
Os ramos de espinafre-da-nova-zelândia podem ser colhidos a cada uma ou duas semanas - imagem original: Anna - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas e das pontas dos ramos pode começar quando a planta estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre de 50 a 80 dias após o plantio, repetindo a colheita a cada uma ou duas semanas a partir daí.

Folhas mais velhas são menos tenras e são mais amargas que as folhas jovens.