![Sementes de quinoa](/sites/default/files/field/imagens/quinoa/quinoa001.jpg)
![Licença Creative Commons](/sites/default/files/field/cc-imagem/cc-by-sa.png)
Chenopodium quinoa
A quinoa ou quinua é uma planta originária dos Andes, onde é cultivada há milhares de anos. Fácil de cultivar, esta planta pode atingir de 1 a 2 m de altura, e tanto as sementes quanto as folhas são comestíveis. As sementes são muito nutritivas, e podem ser preparadas das mesmas maneiras que o arroz, embora devam ser processadas antes para a retirada de sua camada superficial de saponinas. Graças a esta camada amarga de saponinas, as aves evitam comer as sementes no campo, assim havendo pouca necessidade de medidas de proteção. As folhas e as pontas dos ramos podem ser consumidas cozidas ou mesmo cruas, desde que não em quantidade excessiva, pois contêm uma alta concentração de ácido oxálico.
![Planta de quinoa](/sites/default/files/field/imagens/quinoa/quinoa002.jpg)
![Licença Creative Commons](/sites/default/files/field/cc-imagem/cc-by-sa.png)
Clima
A quinoa pode crescer em uma ampla faixa de temperaturas, dependendo da cultivar. Nos Andes, não é incomum suportarem temperaturas próximas a zero graus centigrados a noite e temperaturas próximas de 30°C durante o dia. Contudo, temperaturas acima de 32°C durante a floração podem prejudicar a polinização e inviabilizar a produção de sementes. Chuvas fortes podem prejudicar muito a produtividade se ocorrerem na época da colheita.
A maioria das cultivares cresce melhor em altas altitudes, com dias moderadamente quentes e noites frias, mas há cultivares que crescem e produzem bem mesmo em regiões costeiras e em diversos tipos de clima.
Luminosidade
Precisa de luz solar direta, não crescendo bem se sombreada.
![Flores roxas de quinoa](/sites/default/files/field/imagens/quinoa/quinoa005.jpg)
![Licença Creative Commons](/sites/default/files/field/cc-imagem/cc-by-sa.png)
Solo
Cultive preferencialmente em solo profundo, fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica, com pH do solo entre 6 e 8,5. Contudo, pode ser cultivada mesmo em solos ácidos ou pouco férteis.
Irrigação
No início do cultivo, irrigue de forma a manter o solo úmido, mas sem que fique encharcado. Quando bem desenvolvida, esta planta é resistente a períodos de seca, e assim as irrigações podem ser mais esparsas.
![Mudas de quinoa](/sites/default/files/field/imagens/quinoa/quinoa003.jpg)
![Licença Creative Commons](/sites/default/files/field/cc-imagem/cc-by-sa.png)
Plantio
As sementes são normalmente semeadas no local definitivo, em fileiras separadas de 25 a 50 cm, deixando as sementes de 0,5 a 1 cm de profundidade no solo. O espaçamento entre as plantas pode ser de 10 a 30 cm. Um menor espaçamento leva a plantas menores e mais uniformes, facilitando a colheita (especialmente em plantações mecanizadas). Maiores espaçamentos geram plantas maiores e menos uniformes. As sementes germinam rápido, normalmente em 3 a 5 dias.
Tratos culturais
Retire as plantas invasoras que estejam concorrendo por recursos e nutrientes, principalmente no primeiro mês de cultivo, quando a quinoa cresce mais lentamente.
![Inflorescência da quinoa](/sites/default/files/field/imagens/quinoa/quinoa006.jpg)
![Licença Creative Commons](/sites/default/files/field/cc-imagem/cc-by-nd.png)
Colheita
As folhas jovens podem ser colhidas para consumo como verdura, mas a colheita excessiva de folhas pode reduzir a produção de sementes.
O período até a colheita varia bastante com a cultivar e as condições de cultivo, podendo ir de 90 a 180 dias. As panículas devem ser colhidas quando começarem a mudar de cor e as sementes começarem a se desprender. Esfregue algumas panículas entre as mãos, se algumas sementes se desprenderem, é hora de colher. Na colheita manual, as panículas são deixadas em local seco e arejado para terminarem de secar por alguns dias, sendo depois batidas para desprender todas as sementes.
As sementes devem ser lavadas antes de serem consumidas para a retirada da camada de saponinas. Para isso, as sementes podem ser deixadas imersas na água por várias horas, realizando trocas até que a água não esteja mais espumando. A água onde as sementes estiveram imersas pode ser aproveitada como repelente de insetos, podendo ser pulverizada sobre as hortaliças em uma horta.
![Sementes de quinoa vermelha](/sites/default/files/field/imagens/quinoa/quinoa004.jpg)
![Licença Creative Commons](/sites/default/files/field/cc-imagem/cc-by.png)