Cebolas
Cebolas - imagem original: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - Licença Creative Commons

Allium cepa var. cepa

A cebola é uma planta bienal, mas que é normalmente cultivada como uma anual. Seus bulbos são consumidos crus ou são preparados em uma grande variedade de maneiras, e suas folhas ocas, quando jovens, podem ser usadas como um substituto para as folhas das cebolinhas.

Existe atualmente um grande número de cultivares de cebola, com plantas que geralmente atingem de 15 a 50 cm de altura durante o cultivo (mas podem chegar a 1,2 m de altura quando estão florescendo, o que ocorre normalmente apenas no segundo ano de vida destas plantas). Seus bulbos, que podem variar de 2 a 15 cm de diâmetro, podem ter a película externa ou casca (os catáfilos externos) branca, amarela, vermelha ou roxa.

As cebolas contêm substâncias que podem ter um potencial benéfico para a saúde humana e são assim também usadas para fins medicinais. Mas enquanto seres humanos podem consumir cebolas sem problemas, estas são tóxicas para vários outros mamíferos, como por exemplo cães e gatos.

Plantação de cebola
É importante escolher cultivares de cebola adaptadas ao fotoperíodo da região onde ocorrerá o cultivo - imagem original: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - Licença Creative Commons

Clima

Embora a temperatura ideal para o cultivo de cebola esteja no intervalo de 13°C a 28°C, esta é uma planta bastante tolerante. Há muitas cultivares disponíveis para o plantio, e a cebola pode ser cultivada em uma ampla gama de regiões e climas.

Luminosidade

Esta planta necessita pelo menos de algumas horas de sol direto por dia.

Um fator fundamental no cultivo de cebola é escolher cultivares adaptadas ao fotoperíodo de sua região, ou seja, ao comprimento do dia ou o tempo de horas de luz por dia. As cultivares de cebola de dias curtos são plantas que só formam um bulbo quando o dia de luz dura de 10 a 12 horas. Estas variedades cultivadas ou cultivares são apropriadas para locais de baixa latitude, ou seja, locais mais próximos ao equador terrestre, onde a variação do comprimento do dia e da noite não é muito acentuada durante o ano. Já as cultivares de dias longos são plantas que formam o bulbo quando a duração do dia de luz atinge de 13 a 16 horas, sendo apropriadas para o cultivo em locais de alta latitude, de clima temperado.

É possível crescer uma cultivar de dias longos em uma região e estação onde os dias são curtos, mas provavelmente a planta não formará bulbo. O mesmo ocorre se for plantada uma cultivar de dias curtos em locais onde a estação de crescimento apresenta dias longos.

Pé de cebola
O solo ideal para o cultivo de cebola deve ser ligeiramente ácido. - imagem original: Jim Linwood - Licença Creative Commons

Solo

O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica, mas esta planta não é exigente quanto à disponibilidade de nitrogênio. O pH do solo deve ser corrigido, se necessário, para algo entre 5,5 e 6,8.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido durante a fase de crescimento da planta. Diminua a frequência das irrigações quando os bulbos estiverem crescendo. Perto da época da colheita pare completamente a irrigação.

Mudas de cebola
Mudas de cebola - imagem original: Glenn - Licença Creative Commons

Plantio

O plantio pode ser feito com sementes ou com pequenos bulbos produzidos especialmente para o plantio. A semeadura geralmente é feita em sementeiras e o transplante das mudas para o local definitivo ocorre entre 40 e 60 dias após a semeadura. A germinação das sementes normalmente ocorre entre uma e duas semanas.

Os pequenos bulbos são plantados diretamente no local definitivo, a uma profundidade de 2 ou 3 cm.

O espaçamento recomendado varia com a cultivar e as condições de cultivo, indo geralmente de 25 a 45 cm entre as linhas de plantio e de 10 a 15 cm entre plantas.

Tratos culturais

A presença de plantas invasoras prejudica muito as mudas de cebola, assim estas devem ser eliminadas regularmente até o completo crescimento da planta, tomando o cuidado de não causar danos para as mudas.

Cebolas quase prontas para a colheita
Em algumas cultivares as folhas tombam quando se aproxima a época da colheita - imagem original: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - Licença Creative Commons

Colheita

O tempo necessário para fazer a colheita da cebola varia muito, podendo ocorrer de 85 dias a quase 300 dias após a semeadura, e depende da cultivar utilizada, da região onde o plantio é realizado e da estação do ano em que cebola é cultivada.

Para consumo imediato, arranque os bulbos quando necessário em qualquer estágio de desenvolvimento. Para armazenar os bulbos por até alguns meses (geralmente de 3 a 6 meses, dependendo da cultivar e das condições de cura e armazenagem), espere até que as folhas mais velhas fiquem secas e os bulbos adquiram a cor externa característica da cultivar utilizada. Arranque a planta inteira, sem que as folhas se soltem do bulbo. A cura é o processo em que a cebola perde o excesso de água. Consiste em deixar as cebolas secando ao sol por 3 a 10 dias, sendo menos dias em regiões quentes e de alta insolação e 10 dias em regiões de alta latitude e menor insolação. Após este período, quando as folhas e a camada externa dos bulbos estiverem completamente secas, as cebolas podem ser armazenadas em locais frescos e secos, em tranças feitas com as próprias folhas, amarradas em varais de madeira ou bambu, ou em caixotes, cortando as folhas e deixando apenas os bulbos. É importante para a conservação das cebolas manter os bulbos secos e com boa ventilação.

Cebolas amarradas em varais
Cebolas amarradas em varais - imagem original: Fred Lang - Licença Creative Commons