Como plantar minipepino

Minipepinos ou minimelancias
Minipepinos ou minimelancias - imagem original: poppet with a camera - Licença Creative Commons

Melothria scabra

O minipepino, planta também conhecida como minipepino mexicano ou minimelancia, é uma trepadeira que pode ultrapassar a 3 m de comprimento. Nativa do México e da América Central, seus frutos inteiros lembram a pequenas melancias de 2 a 5 cm de comprimento, mas quando cortados se parecem com pepinos e têm um sabor semelhante ao sabor destes, podendo ser consumidos ao natural ou em saladas.

Pé de minipepino ou minimelancia
O minipepino ou minimelancia é uma planta trepadeira que pode crescer sobre cercas ou treliças - imagem original: Linda N. - Licença Creative Commons

Clima

O minipepino ou a minimelancia é uma planta de clima quente, crescendo bem em temperaturas acima de 18°C. Contudo, é mais tolerante ao frio do que o pepino comum (pode chegar a suportar temperaturas próximas a 10°C). Em regiões de clima quente, pode ser cultivado o ano todo. Em regiões com inverno frio, pode ser cultivado durante os meses mais quentes do ano. Esta planta não suporta geadas.

Luminosidade

Esta planta cresce melhor em condições de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

Solo

Plante em solo leve, rico em matéria orgânica, fértil e bem drenado. O ideal é que o pH do solo esteja entre 6 e 6,8.

Irrigação

Irrigue com a frequência necessária para que o solo seja mantido úmido, porém sem que fique encharcado.

Mudas de minipepino ou minimelancia
Mudas de minipepino ou minimelancia - imagem original: Rebecca F - Licença Creative Commons

Plantio

A semeadura pode ser feita diretamente no local definitivo ou em sementeiras, pequenos vasos ou copinhos feitos com papel de jornal (10 cm de altura por 6 a 8 cm de diâmetro). As sementes geralmente germinam em uma ou duas semanas, mas pode levar até três ou quatro semanas para as sementes germinarem. O crescimento inicial desta planta é relativamente lento.

Para plantações renovadas anualmente, é possível usar um espaçamento de 1,2 a 2 m entre linhas de plantio e 40 a 60 cm entre as plantas. Em regiões mais quentes, onde as plantas podem ser mantidas por alguns anos, utilize um espaçamento maior entre as plantas.

Tratos culturais

Esta planta é uma trepadeira e necessita de suportes para seu crescimento, como cercas e treliças, onde suas gavinhas irão se prendendo conforme os ramos crescem.

Retire plantas invasoras que estiverem concorrendo por recursos e nutrientes.

Cada planta tem flores masculinas e flores femininas e é necessária a presença de pequenas abelhas ou outros insetos para que a polinização ocorra. Também é possível fazer uma polinização manual, por exemplo, com a ajuda de um pequeno pincel de cerdas macias.

Esta planta é perene em regiões de clima apropriado. Em regiões que apresentam baixas temperaturas no inverno, o minipepino é cultivado como anual. Contudo, a produtividade por planta aumenta bastante a partir do segundo ano.

Flores e gavinha de minipepino ou minimelancia
Nesta imagem, vê-se a flor feminina abaixo da folha. Acima da folha estão as flores masculinas ainda fechadas e uma gavinha - imagem original: Nadiatalent - Licença Creative Commons

Colheita

Geralmente é possível começar a colher as minimelancias ou minipepinos de 60 a 90 dias após o plantio. Os frutos são colhidos quando maduros ou quase maduros.

Minipepino ou minimelancia
Os minipepinos ou minimelancias são colhidos quando estão maduros, tendo então de 2 a 5 cm de comprimento - imagem original: poppet with a camera - Licença Creative Commons