Spinacia oleracea
O espinafre, algumas vezes chamado de espinafre-verdadeiro, espinafre-europeu ou espinafre-da-pérsia para distingui-lo do espinafre-da-nova-zelândia, é uma verdura originária da Pérsia, atual Irã. Suas folhas são consumidas cruas ou cozidas, sendo bastante nutritivas. Contudo, seu consumo não pode ser exagerado, pois suas folhas também contêm uma alta concentração de oxalatos.
Clima
O espinafre cresce melhor em regiões com temperatura amena, sendo que o intervalo ideal de temperatura é de 13°C a 20°C. Entretanto, pode ser cultivado em regiões onde a temperatura média durante o ciclo de vida da planta situa-se entre 2°C e 27°C. Temperaturas elevadas podem induzir ao florescimento precoce.
Luminosidade
O espinafre pode ser cultivado com luz solar direta ou em sombra parcial.
Em regiões de clima quente, escolha o local de cultivo de forma que a planta não fique exposta a luz solar direta durante as horas mais quentes do dia.
Solo
O solo deve ser bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica e com boa disponibilidade de nitrogênio. O pH ideal do solo para o cultivo do espinafre situa-se entre 6 e 7,5.
Irrigação
Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que permaneça encharcado.
Plantio
Semeie diretamente no local definitivo da horta ou semeie em sementeiras, pequenos vasos ou outros recipientes e transplante quando as mudas tiverem quatro folhas verdadeiras. As sementes podem ficar até 1 cm de profundidade no solo e geralmente levam uma ou duas semanas para germinarem em condições adequadas.
O espaçamento recomendado varia com a cultivar escolhida, mas geralmente é possível usar um espaçamento de 30 a 45 cm entre as linhas de cultivo e 5 a 15 cm entre plantas. Um espaçamento pequeno entre plantas aumenta a produtividade por área, mas um espaçamento maior possibilita a colheita de plantas maiores. O espinafre também pode ser cultivado em vasos e jardineiras.
Tratos culturais
Retire as plantas invasoras que estiverem competindo por recursos e nutrientes.
Colheita
As folhas do espinafre podem ser colhidas individualmente a partir de 40 a 120 dias após o plantio.
Para realizar a colheita individual das folhas, a planta deve ter pelo menos 6 folhas. Colha as folhas mais externas que estão bem desenvolvidas.
O espinafre também pode ser arrancado inteiro ou pode ser cortado a aproximadamente 2,5 cm acima do solo, sendo que neste último caso a planta pode rebrotar e produzir nova colheita.
Quando cultivado em clima quente, colha a planta inteira antes do surgimento da inflorescência.