Como plantar cebolinha-chinesa

Flores da cebolinha-chinesa ou cebolinho-chinês
Flores da cebolinha-chinesa - imagem -original: Deb Nystrom - Licença Creative Commons

Allium tuberosum

A cebolinha chinesa, também conhecida como cebolinho-chinês, cebolinha-japonesa e nirá (palavra do idioma japonês para designar a planta), é uma planta originária da Ásia, muito utilizada como tempero na culinária de países do extremo oriente. Suas folhas são planas, não cilíndricas e ocas como as folhas da cebolinha-verde e da cebolinha-francesa. Seu sabor e aroma lembram levemente o sabor e o aroma do alho.

Cebolinha-chinesa ou cebolinho-chinês
A cebolinha-chinesa ou cebolinha-japonesa tem folhas planas, diferentemente da cebolinha verde e da cebolinha francesa, cujas folhas são cilíndricas e ocas. - imagem original: cdanna2003 - Licença Creative Commons

Clima

A cebolinha-chinesa cresce melhor em clima ameno, sendo que o ideal são temperaturas por volta de 20°C, mas pode crescer bem em temperaturas mais baixas. Em locais de inverno rigoroso as folhas secam, com a planta voltando a brotar na primavera. Em locais de inverno ameno, a planta produz o ano todo.

Luminosidade

Esta planta cresce melhor com luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

Solo

Cultive em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A cebolinha-chinesa é uma planta bastante rústica e tolera vários tipos de solo e uma ampla faixa de pH do solo.

Irrigação

Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado. No primeiro ano de cultivo, depois que as plantas estiverem estabelecidas, é recomendado que as irrigações sejam esparsas para que as plantas aprofundem suas raízes no solo.

Cebolinha-chinesa ou cebolinho-chinês
A cebolinha-chinesa é muito utilizada na culinária de países do leste e sudeste da Ásia - imagem original: Aka Hige - Licença Creative Commons

Plantio

A cebolinha-chinesa pode ser cultivada através de sementes ou por divisão de plantas bem desenvolvidas.

As sementes podem ser semeadas diretamente no local definitivo ou em sementeiras, transplantando as mudas quando estas se tornam grandes o suficiente para serem manuseadas. As sementes germinam em uma ou duas semanas.

Plantas bem desenvolvidas podem ser divididas para propagar as plantas. Este é o método preferido de plantio por quem já possui plantas saudáveis com alguns anos de vida.

O espaçamento entre as plantas pode ser de 7 a 20 cm, variando com o tamanho do cultivar plantado. As cultivares podem ter de 25 cm a 70 cm de altura.

A cebolinha-chinesa também pode ser cultivada em jardineiras e vasos médios ou grandes

Sementes da cebolinha-chinesa
As sementes da cebolinha-chinesa se dispersam facilmente, podendo se tornar uma erva invasora em áreas próximas do local onde são cultivadas - imagem original: Eran Finkle - Licença Creative Commons

Tratos culturais

Retire plantas invasoras que estejam concorrendo por nutrientes e recursos.

A cebolinha-chinesa se propaga facilmente, de modo que esta planta é uma invasora em diversas regiões do mundo. Algum cuidado é necessário para evitar que a planta se espalhe para outros locais além de sua área de plantio, pois pode ser uma erva invasora muito difícil de erradicar. Colha as flores, que são comestíveis, não permitindo que gerem sementes, a não ser que você realmente precise destas sementes.

Esta cebolinha é uma planta perene que se mantém produtiva por muitos anos ou mesmo por décadas. No entanto, pode ser necessário dividir e replantar as plantas depois de alguns poucos anos.

Colheita

Normalmente as folhas da cebolinha-chinesa não são colhidas no primeiro ano de cultivo, de forma a permitir que as plantas se desenvolvam melhor e armazenem nutrientes em seus rizomas antes de começar a colher.

Colha as folhas quando necessário ou colha as folhas que ultrapassam a 15 cm de comprimento, porém sempre deixando algumas folhas bem desenvolvidas nas plantas. As folhas precisam ser usadas logo, pois duram poucos dias.

Podem ser colhidas e usadas como tempero tanto as folhas, quanto as flores e suas hastes.