Como plantar capim-limão

Capim-limão ou capim-cidreira
Capim-limão - imagem original: Obsidian Soul - Licença Creative Commons

O capim-limão (Cymbopogon citratus), também conhecido como capim-cidreira ou capim-santo, é uma planta tropical nativa da Índia. Muito apreciado como chá, é também usado como tempero e para fins medicinais. O óleo essencial extraído de suas folhas, rico em citral, tem diversos usos industriais. Também é utilizado por apicultores para atrair enxames de abelhas para novas colmeias, pois mimetiza razoavelmente bem o feromônio de atração produzido pela glândula de nasonov das abelhas.

Outra planta também chamada de capim-limão, e que é usada da mesma maneira, é a espécie Cymbopogon flexuosus, similar a espécie Cymbopogon citratus, porém de maior porte. Ambas podem ser cultivadas do mesmo modo.

Capim-limão ou capim-cidreira
Capim-limão ou capim-cidreira (Cymbopogon citratus) - imagem original: Anna - Licença Creative Commons

Clima

O capim-limão cresce melhor em clima quente e úmido. Contudo, pode ser cultivado em regiões mais frias se mantido em vasos ou outros recipientes que podem ser movidos para locais aquecidos durante períodos de baixas temperaturas.

Luminosidade

O capim-limão necessita de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

Recipiente com capim-limão ou capim-cidreira
O capim-limão cresce melhor em solos férteis e úmidos - imagem original: Don LaVange - Licença Creative Commons

Solo

Cultive de preferência em solo bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica.

Irrigação

Irrigue de forma a manter o solo úmido, sem que fique encharcado.

Capim-limão ou capim-cidreira
O capim-limão é propagado usando mudas retiradas de touceiras saudáveis - imagem original: Yun Huang Yong - Licença Creative Commons

Plantio

O plantio é feito retirando-se mudas de plantas bem estabelecidas. Retire da touceira mudas com algumas raízes, consistindo de uma haste grossa ou duas hastes finas. É incomum cultivar a espécie Cymbopogon citratus a partir de sementes, pois a planta raramente floresce. Já a espécie Cymbopogon flexuosus floresce normalmente e é possível usar suas sementes no plantio, semeando em local bem iluminado e fazendo posteriormente o transplante para o local definitivo.

O espaçamento recomendado é de 40 cm a até 100 cm entre as plantas, dependendo da fertilidade do solo, pois a planta pode crescer bastante em solos muito férteis.

O capim-limão pode ser facilmente cultivado em vasos grandes, com pelo menos 30 cm de diâmetro.

Tratos culturais

Mantenha a plantação livre de plantas invasoras que competem com o capim-limão por recursos e nutrientes nos primeiros meses de plantio.

A cada 3 ou 4 anos, as touceiras podem ser divididas e replantadas para melhorar a produtividade, visto que ficam muito espessas, com pouco espaço para crescer.

Capim-limão ou capim-cidreira
O capim-limão é uma planta perene - imagem original: Glenn - Licença Creative Commons

Colheita

A colheita das folhas pode ser feita três ou quatro meses após o plantio. Colha folhas individualmente quando necessário ou corte tudo. Em regiões de clima adequado, a colheita total das folhas pode ser feita três ou quatro vezes ao ano. O melhor é colher no início da manhã, para diminuir a volatização dos óleos essenciais presentes nas folhas, maior no calor das horas mais quentes do dia.